A Epic Games confirmou oficialmente o desenvolvimento da Unreal Engine 6, próxima geração de sua famosa engine. Em entrevista ao podcast de Lex Fridman, o CEO Tim Sweeney revelou os primeiros detalhes sobre a nova tecnologia, que deve chegar em versões prévias entre 2027 e 2028.
Unreal Engine 6 e o foco em multithreading
Um dos principais avanços será o fim da simulação em thread única, uma limitação presente desde as versões iniciais da engine. Com a UE6, a lógica de jogo será distribuída entre múltiplos núcleos da CPU, aproveitando ao máximo processadores modernos com 8, 16 ou mais threads.
Essa mudança permitirá um melhor desempenho, mundos mais dinâmicos e simulações mais complexas, especialmente em jogos de grande escala e de mundo aberto.
Além disso, a Unreal Engine 6 servirá como ponto de convergência entre os dois ramos de desenvolvimento atuais da Epic: o motor usado por estúdios tradicionais e o sistema de criação utilizado em Fortnite.
A UE6 virá para unificar essas ferramentas, permitindo mais compatibilidade, portabilidade e modularidade, além de facilitar lançamentos multiplataforma com menos retrabalho técnico pelos desenvolvedores.
“Chegou a hora de superar limitações históricas e criar uma base condizente com o nível atual da computação”

Sweeney também destacou que a nova engine permitirá que jogos criados nela sejam facilmente lançados em várias plataformas, como consoles, PC e nuvem, tudo isso com uma única base de código.
Haverá uma integração mais profunda com o ecossistema de Fortnite, permitindo que criadores independentes aproveitem diversos assets, sistemas e funcionalidades do universos do Battle Royale da Epic.
Estamos construindo uma fundação mais moderna, baseada em tudo que aprendemos sobre computação nos últimos anos
Tim Sweeney, CEO da Epic Games

Com promessas de alto desempenho, maior facilidade para os desenvolvedores e um ambiente unificado, a Unreal Engine 6 será a base técnica da próxima geração de games, incluindo futuros títulos AAA e experiências imersivas dentro do próprio Fortnite.
Os primeiros jogos a usarem a Unreal Engine 5 chegaram em 2023, como Remnant II e Lords of the Fallen, mesmo que suas demonstrações chegaram um ano antes.
Confira também: GTA 6 | Exclusivo: Rockstar Games pode abrir loja oficial no Brasil; Saiba todos os detalhes!
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Adrenaline e Lex Fridman