The Witcher 3 | Suporte cross-platform para mods adiado para 2026 pela CD Projekt Red

Fãs do clássico RPG de 2015, The Witcher 3, vão precisar esperar um pouco mais para aproveitar os mods nos consoles.

Por: Guilherme Bravo - Co-fundador do Portal Viciados
The Witcher 3 pode receber nova expansão em 2026 segundo rumores
- Continua após os anúncios -

Os fãs de The Witcher 3: Wild Hunt terão que aguardar mais tempo para finalmente ter acesso aos mods nos consoles. A CD Projekt Red anunciou nesta quinta-feira (25) que o tão esperado patch com suporte cross-platform para modificações foi adiado para 2026.

O estúdio polonês havia prometido em maio deste ano que seria lançada “mais uma atualização” para o RPG que completou uma década de existência. Essa atualização seria revolucionária, trazendo suporte a mods através da plataforma mod.io para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Adiamento oficial confirmado pela CD Projekt

“Originalmente, planejávamos introduzir o suporte cross-platform para mods de The Witcher 3: Wild Hunt no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S ainda este ano, mas o lançamento agora foi transferido para 2026”, comunicou a empresa através de suas redes sociais. “Pedimos desculpas pelo atraso e compartilharemos mais detalhes conforme nos aproximarmos do lançamento. Obrigado pela paciência!”

A notícia pegou muitos jogadores de surpresa, já que o patch estava previsto para ser lançado ainda em 2025. Infelizmente, a desenvolvedora não divulgou os motivos específicos por trás desse adiamento.

- Continua após os anúncios -

Como funcionará o sistema de mods cross-platform para The Witcher 3

Quando finalmente chegar, o sistema promete ser bem interessante. Os jogadores precisarão criar uma conta no mod.io para acessar o conteúdo, sendo que todos os mods serão gratuitos. Porém, nem todas as modificações estarão disponíveis em todas as plataformas devido às “diretrizes específicas de conteúdo”, ou seja, os consoles tendem a ser mais rigorosos com o que permitem.

Vale lembrar que os jogadores de console não poderão criar mods diretamente, isso continuará sendo exclusividade do PC. As ferramentas Redkit da CD Projekt não serão obrigatórias para criar mods compatíveis com múltiplas plataformas, mas são recomendadas.

Por que o atraso pode ter acontecido?

Embora a CD Projekt Red não tenha revelado os motivos do adiamento, é possível imaginar que implementar suporte cross-platform para mods seja uma tarefa bastante complexa. Especialmente considerando que, segundo dados de agosto, apenas 17 pessoas estão trabalhando em “outros projetos”, categoria que provavelmente inclui o trabalho contínuo em The Witcher 3.

- Continua após os anúncios -

Isso contrasta com os 444 desenvolvedores dedicados a The Witcher 4 e 116 trabalhando em Cyberpunk 2. É compreensível que com uma equipe tão reduzida, o desenvolvimento dessa funcionalidade tenha encontrado obstáculos.

Por enquanto, os fãs de The Witcher 3: Wild Hunt terão que continuar aguardando para finalmente poder aproveitar a vasta biblioteca de mods criados pela comunidade diretamente nos consoles. O adiamento é frustrante, mas pelo menos sabemos que o recurso continua sendo desenvolvido.


Confira também: Resident Evil: Requiem | Capcom não se incomoda com vazamentos do jogo, revela diretor

- Continua após os anúncios -

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: PCGamer