Depois de diversos vazamentos sobre o possível novo chip da Qualcomm, a mesma, nesta última terça-feira, dia 24 de outubro, apresentou o seu mais novo e poderoso chip voltado para notebooks.
O Qualcomm Snapdragon X Elite é a mais nova aposta da empresa para o mercado de microprocessadores voltados a dispositivos portáteis, que promete ter um alto desempenho, com um baixo consumo de energia.
Quanto a questão de desempenho, o mesmo possui resultados superiores a um dos melhores Core i9 de notebooks e até mesmo o Xbox Series S.
Ficha técnica surpreende
A sua ficha técnica surpreende, este entrega 12 núcleos Oryon, todos focados em alto desempenho, com uma frequência que se estabiliza nos 3.8GHz quando todos os núcleos estão sendo utilizados; mas pode alcançar até 4.3GHz em até dois núcleos com carga ativa. Temos aqui um cache de 42MB, suporte até 64GB de RAM LPDDR5X de 8500MT/s com 136 GB/s de largura de banda.
Para o armazenamento, temos o suporte a SSD NVMe PCI-e 4.0.
Desempenho superior ao Xbox Series S
O novo Snapdragon X Elite traz uma GPU Adreno que é capaz de entregar 4,6 TFLOPs, com suporte a até três monitores externos rodando em 4K a 120 Hz com HDR, ou até duas telas 5K; o poder computacional da GPU é superior ao Xbox Series S, que entrega 4 TFLOPs na GPU.
O chip da Qualcomm, com um consumo de 50W, consegue ter um desempenho multi-core 50% melhor em relação ao Apple M2. Em single-core, este conseguiu apresentar resultados melhores que o Apple M2 Max com 30% menos consumo.
Além disso, quando comparado com o Core i9-13980HX, chip entusiasta da Intel para notebooks, a solução da Qualcomm entregou um consumo 70% menor, mas com uma performance superior; estes dados refletem tanto a GPU quanto a CPU, onde ambas apresentaram um desempenho elevado com um baixo consumo.
Wi-Fi 7 e redes 5G
Outros destaques deste chip incluem o suporte ao novo Wi-Fi 7 TriBand, redes 5GmmWave com velocidades de até 10 Gbps com o chip Snapdragon X65; Bluetooth 5.4 com Low Energy; codec AV1, câmeras de até 64mpx com gravação em 4K e HDR e até três portas USB-C no padrão USB4.
Com destaque para a Inteligência Artificial com a Unidade de Processamento Neural (NPU) Hexagon, capaz de rodar Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) de até 13 bilhões de parâmetros, além de uma IA geral com 45 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo) os primeiros notebooks chegam em 2024.
Confira também: Mais barato! PlayStation 5 com EA Sports FC 2024 tem preço reduzido por tempo limitado
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram.
Fonte: Canaltech