Poucos jogos marcaram tanto a era do PlayStation 2 quanto Shadow of the Colossus. A jornada solitária de Wander é lembrada até hoje por sua atmosfera única e seus colossos monumentais. Mas, segundo o próprio criador Fumito Ueda, o título poderia ter seguido um caminho bem diferente, e surpreendente.
Shadow of the Colossus quase teve modo online no PS2
Em entrevista recente concedida ao site japonês Denfaminicogamer, Ueda revelou que a ideia inicial para o projeto envolvia um modo online cooperativo, onde múltiplos jogadores enfrentariam os gigantes lado a lado.
O conceito foi apresentado em um vídeo interno da época, que viria como bônus na pré-venda de ICO, usado para convencer a Sony a financiar o projeto, e mostrava personagens cavalgando juntos enquanto tentavam derrubar uma criatura colossal, no entanto acabou virando algo que soaria mais como um Monster Hunter do que conhecemos hoje sobre Shadow of the Colossus.
Por que o multiplayer de Shadow of the Colossus não foi pra frente?
“Eu estava interessado na experiência de trabalhar com outros jogadores online para alcançar algo em conjunto”, explicou Ueda. “Mas, na época, nossa equipe simplesmente não tinha os recursos técnicos para fazer isso acontecer. Tivemos que analisar o que era possível e seguir em outra direção.”
Na época, o diretor estava fascinado por Battlefield 1942, e essa influência acabou inspirando o primeiro conceito de Shadow of the Colossus, no entanto a falta de infraestrutura técnica e a visão artística de Ueda acabaram levando o projeto a outro rumo.
Com o tempo, o lendário criador voltou a se interessar por experiências que soassem mais solitárias e mais focadas na conexão emocional entre o jogador e o ambiente, o que se tornaria uma das marcas de suas obras, refletida mais tarde em The Last Guardian.

Pensar em um Shadow of the Colossus multiplayer pode soar estranho hoje, mas a ideia mostra como o jogo passou por diferentes interpretações antes de se tornar o clássico que moldou uma geração de desenvolvedores e jogadores.
Confira também: Um dos jogos mais populares da PlayStation agora é totalmente compatível com o Steam Deck
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Push Square


