A Samsung está desenvolvendo uma tecnologia pioneira que permite mostrar uma imagem aérea com seu Smartphone.
O holograma foi inventado pelo físico e professor húngaro-britânico Dennis Gabor em 1971. Embora a tecnologia esteja disponível há décadas, as possibilidades em relação à tecnologia 3D só se concretizaram nos últimos anos. No futuro, ainda será possível mostrar projeções de Smartphone.
A Samsung está desenvolvendo uma tecnologia capaz de mostrar uma imagem flutuante com seu Smartphone, usando uma “docking station” especialmente projetada.
Uma patente publicada recentemente mostra que o usuário poderá ajustar sua projeção em cores, conforme desejado, através do “controle de toque”, diretamente na própria projeção de ar. Muitos casos de uso em potencial surgem dessa nova tecnologia.
Patente registrada nos EUA
A Samsung solicitou duas patentes em relação às projeções holográficas para Smartphones. Em 20 de Agosto de 2019, eles receberam uma patente de design pelo USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos EUA) e pela OMPI (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) para um “Telefone Celular”. É um design de telefone de tela cheia com uma tela de borda.
Aparentemente essa tela de borda será a responsável pela projeção do holograma.
A patente do design não mostra o que acontecerá com a câmera selfie. Como ela não é visível na frente e nenhuma câmera pop-up ou câmera rotativa é usada, certamente não é inconcebível que uma câmera sub-tela seja usada. Ainda não se sabe se a Samsung terá essa tecnologia pronta no momento da introdução do Galaxy S11 (que é esperado por volta de fevereiro de 2020).
No entanto, o fabricante coreano trabalha nesta tecnologia há vários anos. Embora a patente tenha sido aprovada e publicada apenas em agosto de 2019, já havia sido registrada em janeiro de 2017.
A patente original foi registrada em novembro de 2016 no país de origem da Samsung, Coréia do Sul. Portanto, é de se esperar que a Samsung tenha um protótipo que esteja sendo refinado no momento.
Renderizações da patente
A tecnologia para exibir imagens estereoscópicas no ar está disponível há muito tempo. No entanto, poucos consumidores estão cientes disso, provavelmente pelo fato de os produtos serem muito caros e não haver conteúdo 3D suficiente, tornando-o um artifício caro, sem nenhum valor agregado real.
A tecnologia descrita na patente torna possível converter uma foto 2D em uma imagem estereoscópica em 3D ou em uma “imagem aérea”. A tecnologia patenteada é significativamente mais barata que as soluções atuais, conforme descrito na descrição da patente. Além disso, esta solução não depende dos desenvolvedores em termos do conteúdo presente.
Detalhes de como iria funcionar
Uma descrição extensa foi incluída, cobrindo diferentes tipos de dispositivos que têm uma coisa em comum; eles podem projetar uma imagem colorida no ar. A patente ainda fala em integrar essa tecnologia nos painéis dos carros.
Para usar a tecnologia com Smartphone, são necessários três componentes: uma tela de borda, um meio espelho e um elemento retrorreflexivo. Estes são posicionados em uma inclinação específica em relação um ao outro. Assim, torna-se possível refletir uma imagem exibida na tela arredondada do Smartphone no meio espelho através do elemento retrorrefletor, após o qual a imagem pode ser projetada no ar. Você só precisa colocar o telefone na “docking station” especial (chamada berço).
Como alternativa, a patente também discute a integração de um segundo elemento retrorrefletivo que melhoraria a qualidade da imagem. Com dois elementos, a qualidade da projeção do ar seria (quase) igual à qualidade da imagem da tela, de acordo com a descrição da patente.
É possível pensar em vários casos de uso, pensar em exibir tempo, status da bateria ou relatórios meteorológicos. O berço do holograma também será capaz de projetar notificações. Além disso, será possível controlar a proteção do ar com a mão. Pense em pular músicas, controles de volume, etc.
Quando irá sair?
A Samsung parece ter como objetivo ser um dos primeiros fabricantes de Smartphone a entrar nesse mercado consumidor relativamente novo. Ainda não está claro quando e de que forma podemos esperar esse dispositivo holográfico. Talvez possamos aprender mais na CES (Consumer Electronics Show) planejada para janeiro de 2020. Talvez os consumidores possam comprar este dispositivo como um acessório para o Samsung Galaxy S11.
Fonte: LetsGoDigital, USPTO