Sob o comando do presidente Vladimir Putin, o governo russo anunciou planos para desenvolver uma série de consoles de fabricação nacional, com o objetivo de rivalizar com gigantes como PlayStation e Xbox dentro das fronteiras russas.
Os motivos por trás dessa iniciativa é a busca por independência tecnológica, principalmente devido a preocupações enfrentados pela Rússia em relação aos jogos e desenvolvedores ocidentais.
Porque a Rússia quer fazer um console para rivalizar com o PlayStation e Xbox?
Nos últimos anos, o país manifestou descontentamento com certos jogos e estúdios do Ocidente, chegando até mesmo a ameaçar o banimento de títulos como Apex Legends e The Last of Us Part 2.
O motivo? O governo russo enxerga nessas produções mensagens pró-LGBTQ, que vão de encontro aos seus posicionamentos.
O plano para desenvolver consoles russos ganhou força após a Organização para o Desenvolvimento da Indústria de Videogames da Rússia (RVI) estabelecer uma estratégia de longo prazo que culminaria na criação de um console totalmente capaz até 2026-2027. Parece que o governo russo está agora disposto a transformar esse plano em realidade.
Após uma reunião sobre o desenvolvimento econômico de Kaliningrado, Putin solicitou que autoridades governamentais investigassem os requisitos para a produção doméstica de consoles de jogos, tanto estacionários quanto portáteis.
Além disso, o presidente russo ordenou o planejamento de um sistema operacional adequado e um sistema de nuvem para os consoles. O prazo para esses planos é até 15 de junho de 2024, e o primeiro-ministro russo foi designado como o responsável oficial por essas tarefas.
Enfrentar gigantes consolidados como Sony e Microsoft exigirá muito esforço e recursos. Mas, com as sanções anteriores limitando a venda de produtos dessas empresas na Rússia, um console nacional pode se tornar uma alternativa viável, especialmente se as sanções permanecerem por anos.
Confira também: (Exclusivo!) GTA 6 | Dev da Rockstar North posta vídeo com conteúdo de Grand Theft Auto VI
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!
Fonte: Gamerant