Rockstar Games derruba grande e promissor mod de GTA 5

Com easter eggs e elementos nostálgicos, o mod de GTA 5 foi projetado para capturar a essência de Liberty City.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Barra de Promoção
TUDO SOBRE GTA 6! LEAKS, TRAILERS, RUMORES E MAIS... TÁ TUDO NOS NOSSOS GRUPOS!

A Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, está novamente no centro de uma polêmica ao encerrar mais um mod feito por fãs. Desta vez, o alvo foi o mod “World Travel“, que integrava a icônica Liberty City, de GTA IV, ao universo de GTA 5.

O projeto, lançado publicamente há apenas um mês, ganhou grande destaque entre os fãs devido à sua qualidade e atenção aos detalhes. Apesar do entusiasmo da comunidade, os criadores do mod decidiram descontinuá-lo após discussões com a Rockstar, em uma tentativa de evitar repercussões legais.

Do mesmo modo, o “World Travel” era uma homenagem a Liberty City. Ele expandia o mundo de Los Santos em GTA 5, permitindo que jogadores viajassem entre as duas cidades.

Com easter eggs e elementos nostálgicos, o mod foi projetado para capturar a essência de Liberty City. O time responsável pela criação revelou, em entrevista ao RockstarINTEL, que já estava apreensivo com um possível bloqueio por parte da Rockstar, especialmente considerando a postura rigorosa da empresa em relação a mods.

Conhecido mod de GTA 5 chega ao fim!

Em uma mensagem no Discord oficial do mod, o membro da equipe “nkjellman” explicou que a decisão de encerrar o projeto foi tomada após conversas com a Rockstar Games.

“Devido à atenção inesperada que nosso projeto recebeu e após discussões com a Rockstar Games, decidimos descontinuar o projeto Liberty City Preservation para evitar possíveis complicações legais.”

Embora os motivos exatos da Rockstar não tenham sido detalhados, é provável que a integração de elementos de GTA IV em GTA 5 tenha levantado preocupações sobre violação de direitos autorais. Confira o print abaixo:

Esse não é o primeiro caso de bloqueio de mods por parte da Rockstar e da Take-Two. Em 2017, a remoção do popular toolkit OpenIV gerou uma enorme reação negativa da comunidade, levando a Rockstar a emitir um comunicado incentivando a “criatividade razoável dos fãs”.

No entanto, a empresa sempre deixou claro que os mods devem ser para uso single-player, não comerciais e respeitar os direitos de propriedade intelectual. Apesar disso, o histórico mostra que projetos que mexem diretamente em assets de jogos antigos são frequentemente encerrados.

Confira também: GTA 6 | Pré-vendas podem começar em breve, revela conhecida loja asiática

Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no FacebookTwitter (X) Instagram!

Fonte: gtafocal


Dono do Portal Viciados
Seguir:
Luis Andrade é Jornalista, Administrador e Editor-Chefe do Portal Viciados. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de jogos, especializou-se na cobertura da Rockstar Games e da franquia Grand Theft Auto (GTA). Além de focar em jogos de mundo aberto, Luis cobre os ecossistemas PlayStation e Xbox Game Pass. Siga-o no Twitter/X [@lumijean] para análises de mercado e furos de reportagem.
Sair da versão mobile