Review de Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 no PS5: Um remake com tom de nostalgia!

Veja a nossa review completa de Tony Hawk's Pro Skater 3 + 4, no PlayStation 5! Uma coletânea com um tom de nostalgia que aquece o coração!

Por: Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
10 Um sólido 10! Mesmo sem Marcelo D2 na trilha sonora, é um remake incrível! O DOOM Slayer está disponível como skatista, e isso é insano!
Um remake com aquele tom de nostalgia!
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Após muito mistérios, rumores e vazamentos, Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 finalmente chegou para todos os fãs de skateboarding e do Tony Hawk. Mas será que este remake está realmente bom? Esta é a review do Portal Viciados de Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4.

Onde o jogo foi executado?

Para extrair a maior qualidade possível na plataforma disponível, rodamos o jogo em um PlayStation 5 Slim, em um monitor LG ULTRAGEAR, de resolução 2K (2560×1440) com HDR e suporte para 120Hz.

Todas as capturas das imagens foram feitas no modo FIDELIDADE, que permite executar o Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 em 4K com 60 quadros por segundo, diferente do modo DESEMPENHO, que roda em resolução dinâmica, para buscar 120 quadros por segundo.

Gameplay

A gameplay deste remaster / remake está simplesmente perfeita. Se você se lembra de jogar por horas no PlayStation 2, vai ter a mesma vontade aqui no THPS 3 + 4. Desde a primeira coletânea, a Activision traz algo modernizado em termos de controles e gameplay, porém, sem perder sua essência clássica.

Vale dizer que estamos diante de um remake de títulos de 2001 e 2002 respectivamente.

É simples de fazer as manobras, e é simples de cair do skate, assim como no jogo original, porém, caso você só queira fazer manobras por aí, ative os MODIFICADORES, que permitem com que você não caia, ou ter um 50/50 perfeito, bem como um equilíbrio perfeito.

Customização e skatistas

Trazendo toda uma nova geração de skatistas, encontramos a “fadinha” Rayssa Leal, representando o Brasil, além de claro, Bob Burnquist. Como grandes nomes, temos o próprio Tony Hawk, Steve Caballero, Kareem Campbell e o Michelangelo, das Tartarugas Ninja, como personagem desbloqueável.

Sim… ele mesmo, o Mikey:

A Edição Deluxe ainda permite que você jogue com o DOOM Slayer, o cara mais bruto do submundo, em um skate totalmente customizado, que flutua pelas pistas, permitindo manobras insanas. DOOM The Dark Ages que nada, o esquema é DOOM Pro Skater!

Se você quiser criar seu próprio skatista, também é possível. O sistema de customização de personagem está com recursos avançados para deixar seu player, com sua cara. Veja abaixo como fizemos o nosso:

Dublagem

Este é um rápido tópico, porém, de suma importância: o jogo está dublado em Português Brasileiro, então, todos os tutoriais, falas dos skatistas e NPCs nas pistas, serão facilmente compreendidos. Além da dublagem, o jogo conta com legendas em Português Brasileiro, permitindo com que leia corretamente os nomes das manobras, e se divirta com as frases engraçadas como: “Muito osso, pouca carne!” – ao cair no caldeirão da Metalúrgica.

Trilha sonora

A trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 está recheada de clássicos, com Alice in Chains com “Them Bones“; Motörhead com “Ace of Spades“, bem como:

  • Twenty One Children – Looney Bin
  • Fontaines D.C. – Boys in the Better Land
  • 100 Gecs – Hollywood Baby
  • De La Soul – Rock Co.Kane Flow (feat. MF DOOM)

Além destas faixas, mencionadas acima, teremos mais músicas clássicas fazendo seu retorno, como por exemplo:

  • Iron Maiden – 2 Minutes to Midnight
  • Run-D.M.C. – My Adidas 
  • Toy Dolls – She Goes to Finos
  • The Faction – Skate & Destroy

Porém, diferente do que foi divulgado, não temos presença brasileira na trilha sonora, logo, “Vai Vendo“, do Marcelo D2, está fora da setlist.

Mapas totalmente retrabalhados

Desde a Demo da Metalúrgica, pudemos ter um gostinho de como os mapas estão. Começando pela própria Metalúrgica, toda a iluminação foi refeita, atingindo melhor o cenário, aproveitando-se de uma oclusão de ambiente aprimorada; bem como reflexos em poças.

Outros mapas, como Rio, São Francisco e Faculdade, por exemplo, seguem com visuais retrabalhados, aproveitando todo o poder da oitava e nona geração de consoles, trazendo texturas em alta resolução, reflexos aprimorados, iluminação realista, e em mapas com pôr-do-sol, o resultado é lindo demais. Tiramos uma print com o Modo Foto do Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4:

Como é possível ver na imagem, há a presença de efeitos de névoa ao fundo, bloom, sombras dinâmicas e SSR para os reflexos, ou seja, Reflexos no Espaço de Tela.

Modo Fidelidade x Modo Desempenho

Conforme dito no começo da matéria, o jogo possui dois modos gráficos: Fidelidade – que aparentemente roda em 4K com 60 quadros por segundo cravados; e o modo Desempenho – onde derruba a resolução para algo mais dinâmico, aparentando chegar em até 1440p para buscar 120 quadros por segundo, sendo uma gameplay ainda mais interessante.

Veja abaixo o comparativo:

A diferença é suave: note o reflexo no chão, onde no modo Desempenho apresenta uma resolução mais baixa para os mesmos, bem como a área de efeito. O modo Fidelidade apresenta uma resolução maior nos reflexos, e um aumento da área de efeito.

Outra mudança é o visual geral da imagem, onde o modo Desempenho apresenta uma imagem mais borrada, porém, nada que impacte sua gameplay. Veja o shape “BAKER” no fundo que você perceberá a diferença.

Nota do Portal Viciados e parecer final de Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4

A nota final para este jogo é um grandioso 10! Uma nova coletânea com um tom de nostalgia que aquece o coração! Jogadores novos, jogadores clássicos, e quem nunca jogou nada da franquia, vão se divertir muito neste remake. Mas é uma pena não ter colocado Marcelo D2 na trilha sonora…

Agradecemos imensamente ao pessoal da TheoGames e da Activision pelo envio da key para a elaboração deste conteúdo!

Confira também: THPS 3+4 | Veja nossas primeiras impressões técnicas do novo Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 no PS5

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Um remake com aquele tom de nostalgia!
Um sólido 10! Mesmo sem Marcelo D2 na trilha sonora, é um remake incrível! O DOOM Slayer está disponível como skatista, e isso é insano! 10
Gráficos 10
Trilha Sonora 10
Gameplay 10
Skatistas 10
Desempenho 10
Redator do Portal Viciados
Seguir:
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware. Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.
Sair da versão mobile