O remake do terceiro título da série Persona foi lançado em 02 de Fevereiro de 2024, e a questão que não se quer calar: Ele vale a pena?
Confira a nossa Review de Persona 3 Reload, para sanar suas dúvidas sobre o game, e saber se vale a pena gastar o seu suado dinheirinho no mesmo.
Persona 3 Reload é tão grandioso quanto Persona 5?
Goste ou não, é impossível não haver comparações entre o remake de Persona 3 e o aclamado Persona 5, já que o mesmo é o primeiro título da série principal lançado após o quinto título da série.
Se você espera uma gameplay semelhante, pode ficar tranquilo! O combate de Persona 3 Reload adapta muito bem o que foi visto em Persona 5, sendo uma modernização do combate do game original, bem mais dinâmico e direto ao ponto. A mecânica de trocar de personagem sem perder um turno, introduzida no quinto jogo, é super bem-vinda e acrescenta demasiado ao título.
O estilo de arte também dispensa comentários, está tão bom quanto, ou até melhor que o de Persona 5, mas sem perder aquela atmosfera séria que Persona 3 possui.
Persona 3 Reload é a versão definitiva de Persona 3?
A principal razão para os fãs pedirem um remake de Persona 3, era a necessidade de jogar duas versões do jogo para se aproveitar de todo o conteúdo.
O epílogo de Persona 3 FES, conhecido como The Answer, não está presente em Persona 3 Portable e toda a exploração da cidade foi resumida em um Point & Click, sendo somente possível andar por aí no Tártaro, a principal dungeon do game. Para compensar isso, foi adicionada a possibilidade de se jogar com uma Protagonista Feminina, conhecida como Kotone, tendo diálogos e acontecimentos exclusivos pra ela. Os fãs a receberam de braços abertos!
Apesar de Persona 3 Reload ter algumas mecânicas de FES e Portable, o mesmo não possuía The Answer e nem a Protagonista Feminina, o que acabou chateando muito fãs que pediam uma versão definitiva do game.
Curiosamente, cerca de um mês após o lançamento do game, durante o evento Xbox Partner Preview, foi anunciada a futura adição de The Answer. O epílogo chegará em Setembro desse mesmo ano.
Quando perguntado sobre a Protagonista Feminina, o produtor Kazuhisa Wada disse que considerou adiciona-la ao remake, mas que desenvolve-la daria muito mais trabalho e custos para equipe de produção do que o epílogo. Logo, infelizmente, não existe a possibilidade da adição de Kotone ao game.
Com isso podemos dizer que Persona 3 Reload não é a versão definitiva de Persona 3 que os fãs esperavam, mas sim a versão definitiva de FES, sendo ainda necessário jogar a versão Portable para se aproveitar de todo o conteúdo do mesmo.
Persona 3 Reload vale a pena?
Mesmo não sendo uma versão definitiva de Persona 3, o remake acerta em praticamente tudo, tanto em gameplay, quanto gráficos e trilha sonora.
Para novos jogadores, que acreditam que o game pode não ser muito amigável para novatos, podem ficar tranquilos!
Diferente do jogo original, que não era muito conhecido por ser um passeio no parque, o remake é bem mais balanceado e, assim como nos lançamentos mais recentes, é possível mudar a dificuldade do game a qualquer momento no menu de opções.
Além disso, Persona 3 Reload é o primeiro título da série principal a ter legendas em Português do Brasil, então caso não saiba inglês, poderá curti-lo tranquilamente!
Tanto para os que já jogaram versões anteriores do terceiro game, quanto para aqueles que nunca jogaram nenhum título da franquia, Persona 3 Reload sem dúvidas vale a pena!
Em suma, Persona 3 Reload está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.
Confira também: Hollow Knight: Silksong | Jogo ganha página no Xbox; Confira!
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!