Connect with us

Review

Review com spoilers – Resident Evil Village é o Jogo do ano?

Confira a nossa review com spoilers de Resident Evil Village!

Published

on

Finalmente foi lançado Resident Evil Village, trazendo enormes novidades em gameplay, historia e o destino de personagens.

No passado dia 7 de maio de 2021, finalmente foi lançado Resident Evil Village, trazendo enormes novidades em gameplay, história e o destino de personagens que nós tanto amamos, antes gostaria de avisar que este artigo é minha visão do game e alguns pontos de crítica são questões pessoais.

Em Resident Evil Village nós somos apresentados a novos personagens e alguns já conhecidos, como nosso protagonista Ethan Winters, que após os eventos de Resident Evil 7 está traumatizado e muito diferente, sendo mais preocupado e se expressando muito melhor com o que acontece ao seu redor durante o gameplay.

A premissa de Resident Evil Village

Nos primeiros minutos do jogo você se apega a Ethan Winters, já que após a trama de RE7, ele virou um homem traumatizado e paranoico, sempre se preocupando com sua família, principalmente depois com o que aconteceu com Mia no passado.

Lady Dimitrescu e suas filhas.
Lady Dimitrescu e suas filhas.

Imediatamente, Chris Redfield aparece nos primeiros momentos do jogo e começa metralhando a esposa de Ethan, Mia Winters. Mais tarde, ele sequestra a filha dos Winters, Rosemary, e os leva para algum lugar desconhecido.

Ethan acorda e se depara com um lugar coberto de neve, árvores e um agente morto em sua frente, com um celular e um arquivo de texto, andando, ele se depara com coisas muito estranhas e um senhor idoso em estado de choque, segurando uma espingarda e entregando nossa primeira arma, uma pistola.

O senhor idoso avisa que a vila está em grande risco, afinal de contas, vários civis morreram. Dentro da cabana, Ethan e o senhor são atacados e este acaba perdendo grande parte de sua mão esquerda, ficando com apenas 3 dedos.

Diferente do Resident Evil 7, Ethan ainda podia recolocar membros perdidos, porém neste game existem grandes consequências eternas, como a perda de seus 2 dedos e metade da sua mão esquerda pelo resto do jogo.

Assim que chegamos na vila da primeira demo e enfrentamos alguns desafios e mortes de alguns personagens secundários, Ethan tenta entrar no castelo, mas é pego por Heisenberg, sendo levado para um tipo de julgamento, estando preso por algemas, onde somos apresentados aos 4 lordes, sendo eles Lady Dimitrescu, karl Heisenberg, Moreau, Donna Beneviento e sua líder Madre Miranda.

Daniela, uma das filhas de Dimitrescu
Daniela, uma das filhas de Dimitrescu

As lordes o julgam e o dão a punição que Heisenberg escolheu, ele mandou os licanos (lobos) o perseguirem por uma mina antiga, ate que Ethan consegue se soltar das algemas e finalmente entra no Castelo Dimitrescu, encontrando suas 3 filhas: Bela, Cassandra e Daniela.

Nesse ínterim, Ethan consegue matar as três filhas. Dimitrescu vendo elas mortas, decepa a mão direita do Ethan e o persegue por toda mansão até uma igreja onde a Lady se transforma em um dragão, revelando sua forma verdadeira,

Depois destes acontecimentos frenéticos, Ethan encontra o mercador Duke, que lhe informa como ele pode encontrar a sua filha. Este explica que ela foi dividida em 4 partes que estão em locais diferentes e assim está definida a premissa da história do jogo.

As minhas críticas ao Resident Evil Village!

Uma das melhores coisas do game são seus ambientes e gráficos, tudo está muito lindo e a direção de arte está incrível, o jogo foi claramente inspirado no Resident Evil 4, sendo isto uma faca de 2 gumes.

A direção de arte está linda como no Resident Evil 4, se ambientando bem a cada cenário, a grande maioria dos personagens, assim como no RE4 são marcantes, mas tudo tem seu lado ruim, sendo os desse jogo erros bobos que já vimos em Resident Evil 4.

Um desses erros, é não ter baús, te obrigando a descartar itens ou munições, o Duque foi um grande acerto tendo uma personalidade incrível, assim como os quatro lordes, cada um tendo sua personalidade e diferenças tanto visuais quanto em personalidade e cenários, o grande erro das lordes é o desperdício de potencial em cada uma.

As lordes, sem exceção, têm grandes potenciais de arcos próprios, afinal todas elas viram um monstro gigante como o nemesis do Resident Evil 3 Remake. Senti que apenas a Donna Beneviento foi aproveitada e mesmo assim sua “luta” só dura de 10 a 20 minutos e a parte considerada assustadora acaba rapidamente.

Cada personagem foi mal desenvolvido e seus motivos quase nunca são mostrados, pois se retirarmos o castelo e a fábrica, o game fica com a mesma duração do Resident Evil 3 Remake, sendo Heisenberg e a Lady Dimitrescu as partes mais bem trabalhadas e demoradas.

A franquia é conhecida por jogos de duração de 10 a 12 horas, esse game deveria ser bem mais trabalhado neste quesito, pois Resident Evil Village trás tantas coisas maravilhosas, que tem muita história pra contar.

Complementos de gameplay

Armas:

Resident Evil Village tem uma ótima quantidade de armas, contendo onze armas normais, armas essas que você consegue pegando no cenário ou no mercador e 6 armas especiais, que você consegue zerando o jogo em alguma dificuldade ou fazendo algum desafio que o jogo impõe, sendo duas destas armas especiais que você consegue jogar com elas em uma determinada parte do jogo com o Chris.

LEMI, uma das armas de Resident Evil Village.
LEMI, uma das armas de Resident Evil Village.

Além disso, essas armas você também consegue jogar elas com o Ethan, porém é necessário zerar o jogo e comprar elas na Loja de Conteúdo Extra.

A variação de armas são muitas: Corpo-a-corpo, 3 pistolas, 3 shotguns, 2 magnums, 2 metralhadoras, um rifle de precisão, um revólver handcannon e 2 armas fictícias, dentre elas o LightSaber.

No jogo é apresentado dois tipos de upgrades para as suas armas, o primeiro é similar ao RE2R e RE3R, na qual você precisa encontrar pelo cenários ou comprar no Duque peças para as suas armas, seja um carregador grande ou um cano longo e etc.

O segundo já é similar ao RE4, na qual no inventário do Duque você vai na aba de “Armeiro” e upa o dano, cadência, nível, caso você upe uma arma ao máximo, na loja de conteúdo extra, vai estar disponível munição infinita para aquela arma específica (ex. Se vc upar a LEMI ao máximo, vai se abrir a opção de ter ela infinita)

The Mercenaries:

Em Resident Evil Village, temos o retorno do modo mais amado da franquia, o Modo “The Mercenaries“:

Cada fase tem um limite de tempo e tem uma determinada quantidade de inimigos, seu objetivo é fazer o maior combo de inimigos possível, no REVillage eles mudaram um pouquinho o modo, agora cada fase é separada em um número determinado de áreas.

Assim como o Modo Raid dos Revelations, após você cumprir um objetivo de uma área, se abre um “portal” em um determinado lugar do mapa para você ir.

Outra mudança, é que agora vai ter pontos azuis no mapa na qual servem para você dar uma habilidade para o Ethan, seja correr mais rápido, aumentar o dano de determinada arma e etc. Outra alteração imposta em REVillage foi que em cada área, você tem uma salinha de descanso, na qual você poderá pegar munição e comprar/vender coisas no Duque.

Por outro lado, ao final de cada fase, o jogo calcula os inimigos mortos, tempo decorrido, combos e te dá uma nota de SSS a C, tendo algumas notas um bônus especial.

  • B – 5.000 de Lei na próxima fase
  • A – Desbloqueio de uma nova fase
  • S – Desbloqueio de uma ação
  • SS – Arma especial LightSaber

Performance do game nos consoles base

Jogamos esse jogo no PS4 Slim e no Xbox One S. O FPS do jogo (Frames Por Segundo) está fixado em 30 FPS nos consoles base, algo que não chega a incomodar. Porém REVillage sofre com um problema de renderização nos consoles base, como texturas e modelos renderizando na sua frente, tela de loading no inventário e também no meio da gameplay (isso acontece mais em speedrun).

Vale a pena jogar Resident Evil Village?

Resident Evil Village é uma grande adição na franquia.
Resident Evil Village é uma grande adição na franquia.

Eu me peguei emocionado e ate chorando com a morte do Ethan ao ver o seu amor por Rose e Mia, este jogo é simplesmente indispensável para os fãs da franquia. Mesmo não superando seu antecessor, Village é melhor em vários quesitos, como as suas histórias e mostrar mais sobre a vida de Ethan ,Chris, Mia e ate de Zoe.

Em suma, Resident Evil Village é excelente, mesmo com suas falhas que comparadas a tudo de bom, não mudam o fato deste ser um dos melhores REVILS já lançados.

Confira também: Review Sem Spoilers – Resident Evil Village | O pesadelo continua!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter.

Obrigado à Capcom pela cedência da Key para a realização desta review.

Advertisement

Confira também