Desde que Resident Evil (RE) surgiu como uma das franquias mais emblemáticas do gênero survival horror, a série se destacou por combinar ação intensa, narrativa envolvente e mecânicas inovadoras.
Enquanto isso, Silent Hill construiu sua reputação em torno de uma abordagem mais psicológica, focada em atmosfera e storytelling.
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Recentemente, a ausência de um sistema clássico em Silent Hill 2 Remake revisitou uma questão interessante: o impacto que certos elementos tradicionais têm no gameplay de franquias veteranas como RE.
E agora, com os rumores e expectativas crescentes sobre Resident Evil 9, a pergunta que fica é: será que a Capcom deve continuar apostando em elementos marcantes como o sistema de comerciantes?
Silent Hill vs Resident Evil: Tradições que fazem a diferença
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Enquanto Silent Hill 2 aposta em uma experiência voltada à narrativa e à resolução de puzzles, RE 4 e suas sequências ganharam notoriedade pela ação estratégica e pelo combate dinâmico.
Um dos pontos mais marcantes nesse contraste é a presença do Mercador, personagem que oferece upgrades, armas e customizações, criando um senso de progressão e liberdade para o jogador.
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Por outro lado, Silent Hill 2 Remake opta por deixar de lado essa mecânica, o que reforça sua abordagem linear e narrativa. Isso não é necessariamente um ponto negativo para Silent Hill, mas mostra como elementos de gameplay específicos, como o Mercador em Resident Evil, podem aumentar o valor de rejogabilidade e a satisfação do jogador.
Por que Resident Evil 9 deve manter o sistema de mercadores
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Em títulos como Resident Evil 4 e Resident Evil Village, o Mercador e o Duque não só ajudaram a criar momentos icônicos, mas também permitiram aos jogadores personalizar suas experiências. Seja comprando upgrades para armas ou experimentando novas estratégias, essas interações reforçam a conexão do jogador com o mundo do jogo.
Além disso, o sistema de economia interna contribui para o equilíbrio entre desafio e recompensa. Sem ele, Resident Evil poderia perder um dos pilares que o tornam tão distinto dentro do gênero survival horror.
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No contexto de um possível Resident Evil 9, abandonar essa mecânica seria como abrir mão de uma tradição que já provou ser um sucesso, algo que Silent Hill 2 Remake acabou mostrando indiretamente.
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Fonte: Gamerant