O PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) é a mais recente tecnologia anunciada pela Sony para seus consoles de última geração, prometendo transformar radicalmente a experiência visual dos jogadores.
Oficialmente revelado como um dos principais recursos do PS5 Pro e, futuramente, do PlayStation 6, o PSSR traz a promessa de elevar a resolução e a fluidez dos jogos, utilizando inteligência artificial para aprimorar gráficos sem comprometer a taxa de quadros por segundo (FPS).
Você pode conferir mais detalhes do PS5 Pro no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
O que é o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution)?
Em termos simples, o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) é uma tecnologia de upscaling (aumento de resolução) por meio de inteligência artificial, similar ao FSR da AMD e ao DLSS da NVIDIA.
O principal diferencial é que o PSSR foi projetado especificamente para os consoles PlayStation e usa uma parte do hardware para o processamento da tecnologia. A sua função é otimizar a qualidade das imagens sem sobrecarregar a GPU, permitindo que os jogos rodem em resoluções mais altas com maior eficiência.
Como o PSSR vai impactar o PS5 Pro e o PlayStation 6?
O PSSR é um divisor de águas para a indústria de jogos. No PS5 Pro, ele permitirá que jogos rodem com maior clareza e detalhes visuais, mesmo quando a resolução de entrada é menor, sem prejudicar a performance do console.
Com essa tecnologia, jogos que antes rodavam em 1080p ou 1440p poderão ser escalonados para 4K ou até 8K, proporcionando uma experiência visual impressionante para os jogadores.
De acordo com o arquiteto-chefe da PlayStation, Mark Cerny, o PlayStation Spectral Super Resolution é capaz de “analisar as imagens dos jogos pixel por pixel”, adicionando uma quantidade extraordinária de detalhes na tela.
Isso significa que, enquanto os jogadores aproveitam altas taxas de FPS em jogos como Spider-Man 2 e Gran Turismo 7, a tecnologia PSSR vai trabalhar em segundo plano, garantindo que os gráficos estejam sempre nítidos.
Além disso, o PSSR foi pensado para funcionar de maneira ampla, ou seja, ele pode ser integrado em uma vasta gama de títulos do PS5 Pro e também está preparado para o futuro PlayStation 6, prometendo suporte até 8K de resolução e 120 FPS.
A concorrência com o DLSS da NVIDIA
Assim como o DLSS da NVIDIA, o PSSR utiliza aprendizado de máquina para realizar o upscaling das imagens. No entanto, enquanto o DLSS tem como alvo principal os PCs, o PSSR foi feito sob medida para os consoles da Sony, garantindo uma otimização perfeita com o hardware e software do PlayStation.
Do mesmo modo, o objetivo é semelhante: proporcionar gráficos de altíssima qualidade sem sacrificar a performance.
Nos testes realizados, a Sony demonstrou que o PSSR pode atingir resultados excepcionais em títulos como Hogwarts Legacy, Final Fantasy VII Rebirth e The Last of Us Part II, proporcionando bons gráficos com uma taxa de quadros estável.
O que podemos esperar do PSSR no PS6?
Para o futuro, a expectativa é que essa tecnologia continue a evoluir, desempenhando um papel crucial no PlayStation 6 e se tornando uma ferramenta essencial para desenvolvedores que desejam explorar o máximo potencial gráfico dos seus jogos.
Além disso, rumores indicam que a Sony também está trabalhando para integrar o PSSR no PS VR2, o que traria uma nova dimensão de realismo e imersão aos jogos de realidade virtual.
Confira também: PS5 Pro | Sony lança site oficial brasileiro do PlayStation 5 Pro em PT BR
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: PlayStation Blog