Em 2023, antes do anúncio de GTA 6, a Rockstar Games deu um grande passo ao adquirir a Cfx.re, empresa responsável pelo FiveM, plataforma de servidores RP que mudou a forma como jogadores interagem com GTA 5.
Você pode conferir mais detalhes do Projeto ROME, no vídeo abaixo:
Agora, novas informações indicam que a empresa está trabalhando no Projeto ROME, um sistema de modding oficial que pode substituir o FiveM no futuro.
Projeto ROME: O futuro do modding em GTA 6?

De acordo com um relatório polêmico divulgado no dia 17 de fevereiro de 2025, a Rockstar Games está desenvolvendo o Projeto ROME (Rockstar Online Modding Engine), uma nova plataforma que promete oferecer suporte oficial a conteúdo gerado por usuários (UGC).
O objetivo seria criar um sistema similar ao de jogos como Fortnite e Roblox, onde os jogadores podem desenvolver e compartilhar suas próprias experiências dentro do jogo, mas desta vez dentro do ecossistema da Rockstar Games.
Entre as informações vazadas, destacam-se:
- Conversão de Mods: Ferramentas para migrar assets do FiveM para o novo sistema.
- Primeiros Testes: Os servidores NoPixel e o Complexo CPX (Brasil) já teriam acesso antecipado.
- Compatibilidade: Inicialmente, será lançado para GTA 5, mas pode ser expandido para GTA 6.
- O Projeto Rome parece estar sendo desenvolvido somente para PC, no entanto, em outros rumores é citado o PlayStation e Xbox.
O FiveM tem os dias contados?

A aquisição da Cfx.re pela Rockstar em 2023 levantou dúvidas sobre o futuro do FiveM. Desde então, a desenvolvedora tem tomado medidas para integrar a plataforma ao seu próprio ecossistema, e o Projeto Rome pode ser a solução definitiva para isso.
Historicamente, o FiveM sempre operou de forma independente e, por isso, precisou usar engenharia reversa para funcionar dentro de GTA 5. Com a Rockstar Games desenvolvendo sua própria plataforma de mods, faz sentido que ela prefira oferecer uma solução oficial e controlada.

Com a chegada do GTA 6, a Rockstar parece estar apostando forte em UGC (conteúdo gerado por usuários) para manter a comunidade engajada. O Projeto Rome pode ser o primeiro passo para uma nova fase do GTA Online, onde mods e servidores personalizados terão suporte nativo.
Em suma, caso esse novo sistema funcione da forma esperada, ele pode transformar completamente a experiência multiplayer de GTA, substituindo o FiveM e abrindo portas para novos tipos de gameplay dentro do universo da Rockstar Games.
Confira também: GTA 6 pode ter sistema estilo Roblox e Fortnite; Saiba o que isso pode significar
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: VideoTech / fivem.team