Connect with us

Tecnologia

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema

A geração Alder Lake da Intel está passando um grave problema que foi herdado da geração passada, a Rocket Lake. Tal problema se encontra na leitura de certos tipos de discos Blu-Ray!

Published

on

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 1

A geração Alder Lake de processadores Intel chegou ao mercado no final do ano passado com os modelos topo de linha com final K (desbloqueados para overclock) e posteriormente, foram lançados os processadores subsequentes pertencentes a esta mesma linha sem o final K e os já conhecidos Pentium e Celeron.

Recentemente, algumas informações apontam que a geração Alder Lake da Intel não possui certos recursos que permitem a leitura e reprodução de discos Blu-Ray em Ultra HD, os famosos discos que possuem capacidade de até 200GB e taxas de dados variáveis, alcançando até 128Mbit/s, o que de certa forma é um problema para quem ainda visa o mercado destes discos.

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 2
Processadores Alder Lake não possuem compatibilidade com discos Blu-Ray Ultra HD!

O motivo por trás deste problema é o fim do suporte para a tecnologia conhecida como Intel SGX (Software Guarded Extensions), que garantem a compatibilidade com os formatos dos discos, visto que tais vêm com uma proteção de DRM, onde é necessário o SGX para que a leitura do mesmo possa ser completada.

Além do Intel SGX, tecnologias como o HDCP (High-Bandwith Digital Content Protection) na sua versão 2.2 e o AACS (Advanced Acces Content System) com pelo menos a versão 2.0, são necessários para o funcionamento total da leitura dos discos, no entanto, tais tecnologias não possuem mais o suporte na nova geração Alder Lake.

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 3

Tais tecnologias foram descontinuadas por motivos de segurança, visto que com estas, muitas brechas para muitos sistemas estavam abertas, liberando passagem para muitos malwares. Desde a geração Rocket Lake (11ª Gen) o suporte havia sido interrompido e quem busca processadores para usar para realizar a leitura destes, a 10ª Geração ainda oferece suporte para tais.

Confira também: Red Dead Redemption 3 | Insider revela quando jogo pode ser lançado

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteAdrenaline

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também