Connect with us

Tecnologia

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema

A geração Alder Lake da Intel está passando um grave problema que foi herdado da geração passada, a Rocket Lake. Tal problema se encontra na leitura de certos tipos de discos Blu-Ray!

Avatar photo

Published

on

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 2022 Viciados

A geração Alder Lake de processadores Intel chegou ao mercado no final do ano passado com os modelos topo de linha com final K (desbloqueados para overclock) e posteriormente, foram lançados os processadores subsequentes pertencentes a esta mesma linha sem o final K e os já conhecidos Pentium e Celeron.

Recentemente, algumas informações apontam que a geração Alder Lake da Intel não possui certos recursos que permitem a leitura e reprodução de discos Blu-Ray em Ultra HD, os famosos discos que possuem capacidade de até 200GB e taxas de dados variáveis, alcançando até 128Mbit/s, o que de certa forma é um problema para quem ainda visa o mercado destes discos.

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 2022 Viciados
Processadores Alder Lake não possuem compatibilidade com discos Blu-Ray Ultra HD!

O motivo por trás deste problema é o fim do suporte para a tecnologia conhecida como Intel SGX (Software Guarded Extensions), que garantem a compatibilidade com os formatos dos discos, visto que tais vêm com uma proteção de DRM, onde é necessário o SGX para que a leitura do mesmo possa ser completada.

Além do Intel SGX, tecnologias como o HDCP (High-Bandwith Digital Content Protection) na sua versão 2.2 e o AACS (Advanced Acces Content System) com pelo menos a versão 2.0, são necessários para o funcionamento total da leitura dos discos, no entanto, tais tecnologias não possuem mais o suporte na nova geração Alder Lake.

Intel | Processadores Alder Lake estão com um grave problema 2022 Viciados

Tais tecnologias foram descontinuadas por motivos de segurança, visto que com estas, muitas brechas para muitos sistemas estavam abertas, liberando passagem para muitos malwares. Desde a geração Rocket Lake (11ª Gen) o suporte havia sido interrompido e quem busca processadores para usar para realizar a leitura destes, a 10ª Geração ainda oferece suporte para tais.

Confira também: Red Dead Redemption 3 | Insider revela quando jogo pode ser lançado

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteAdrenaline

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto e Need for Speed nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também