Se você estava esperando para comprar aquele notebook gamer com 32GB de RAM ou fazer um upgrade no seu PC, a hora é agora. Um novo relatório da renomada firma de análise TrendForce traz previsões sombrias para o mercado de hardware: a escassez de DRAM atingiu a indústria e vai impactar o seu bolso com força em 2026.
Preço das memórias RAM devem aumentar em 2026
Parece mentira, mas em plena era da Inteligência Artificial (IA), analistas preveem que laptops com apenas 8GB podem voltar a ser o padrão no mercado de massa.
Para segurar os preços finais e manter as margens de lucro, fabricantes terão que economizar no componente que ficou mais caro. A projeção é que saltar de 16GB para 32GB se torne um upgrade luxuoso, com custos adicionais que podem ultrapassar os R$ 1.200 na conversão direta.
A Culpada? A Inteligência Artificial
Por que a memória RAM ficou tão cara de repente? A resposta está nos Data Centers. Grandes empresas como OpenAI e Google estão comprando quantidades absurdas de hardware.

Fabricantes como Samsung, SK Hynix e Micron mudaram o foco de suas linhas de produção. Em vez de fazer a memória DDR comum, as que são utilizadas em desktops e notebooks, eles estão priorizando a memória HBM (High Bandwidth Memory), usada em servidores de IA, que é muito mais lucrativa.
Resultado: sobra menos memória “comum” para nós, meros mortais, e o preço dispara.
O cenário para 2026 é de laptops caros e com pouca memória. Portanto, a recomendação é clara: se você precisa de uma máquina para trabalhar ou jogar, aproveite as promoções de fim de ano ou do início de janeiro.

Fique atento especialmente a memórias soldadas. Com o preço subindo, comprar um notebook que permite upgrade será a melhor estratégia para não ficar refém dos preços abusivos das montadoras.
Confira também: 171 alcança marca histórica no YouTube e se destaca no cenário indie brasileiro
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: Xataka


