Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, anunciou novas tarifas de importação de até 125% para produtos vindos da China, em uma medida que pode afetar diretamente o setor de eletrônicos, especialmente os videogames.
Apesar da repercussão negativa e dos impactos imediatos em empresas como Nintendo e Razer, um novo adendo publicado pela administração de Trump nesta sexta-feira (11) trouxe um certo alívio para parte da indústria: smartphones, monitores, laptops e peças de PC (como SSDs, CPUs e GPUs) foram oficialmente retirados da lista de tarifas.
PlayStation, Xbox e Nintendo Switch seguem na mira das tarifas

Por outro lado, a má notícia ficou por conta dos consoles de videogame, que não foram incluídos na isenção e continuarão sendo taxados pelas novas regras.
Do mesmo modo, isso significa que empresas como Sony, Microsoft e Nintendo ainda vão enfrentar desafios para importar seus dispositivos para os Estados Unidos sem custos extras.

A Nintendo, por exemplo, já havia adiado a pré-venda do Switch 2 no Canadá, antecipando o impacto das tarifas. A Razer, conhecida por seus laptops gamers, também suspendeu temporariamente as vendas de notebooks no país.
Montar PlayStation, Xbox e Nintendo Switch nos EUA pode ser a solução

Mesmo com os PlayStation, Xbox e Nintendo Switch 1 e 2 ainda sujeitos às tarifas, há uma brecha que pode ser explorada: as peças individuais foram isentas. Isso abre caminho para que empresas enviem apenas os componentes dos consoles e façam a montagem diretamente em território americano, evitando assim os impostos.
Em suma, essa estratégia, embora mais complexa e custosa, pode ser a única saída para manter os preços competitivos no mercado norte-americano, algo crucial em um ano marcado por lançamentos importantes como o do Switch 2 e a aguardada chegada de GTA 6.
Confira também: PlayStation | PS Store atualiza Promoção de Páscoa com novos descontos imperdíveis no PS4 e PS5
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Gamevicio