Os jogadores e desenvolvedores de jogos AAA no PlayStation e não só vivem um dilema há anos: os games estão cada vez mais realistas, imersivos… e pesados.
Com títulos ultrapassando facilmente os 100 GB, muitos jogadores enfrentam dificuldades para instalar vários jogos ao mesmo tempo, e os estúdios precisam fazer malabarismo para otimizar conteúdo sem comprometer a qualidade.
A Sony acaba de registrar uma nova patente que promete reduzir drasticamente o tamanho dos jogos AAA, sem afetar a qualidade visual.
Nomeada “Image Rendering System and Method”, a tecnologia propõe uma forma totalmente diferente de lidar com texturas, um dos elementos que mais pesam nos arquivos dos jogos modernos.
Como a nova tecnologia da Sony PlayStation funciona?

Em vez de armazenar as texturas completas, detalhadas e pesadas diretamente nos arquivos do jogo, a Sony sugere o uso de arquivos intermediários, como SVGs comprimidos, que funcionariam como referências para o renderizador. Esses arquivos indicariam qual parte da textura deve ser usada em tempo real, durante o gameplay.


Na prática, o jogador continuaria vendo ambientes altamente detalhados, mas o jogo ocuparia muito menos espaço no armazenamento do console ou do PC.
“O uso crescente de texturas complexas está diretamente ligado ao aumento dos requisitos de armazenamento”, afirma a Sony no documento da patente.
Além da economia de espaço, essa nova abordagem promete melhorar o desempenho geral dos jogos. Isso inclui carregamentos mais rápidos e uso mais eficiente dos recursos do sistema, algo que pode beneficiar principalmente os consoles com menos capacidade de armazenamento, como o PlayStation 5 Digital Edition.
Confira também: PSP 2? Nova PlayStation portátil da Sony pode estar a caminho e rodar jogos de PS4 e PS5
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: areajugones