A indústria de jogos enfrenta uma mudança com a recente decisão da Sony de proibir a revenda de cópias físicas de jogos para o PlayStation 5 (PS5).
A empresa adicionou discretamente uma nova seção aos Termos de Serviço de seus consoles PlayStation, impondo restrições à revenda de mídia física sem o consentimento expresso da Sony.
Tradicionalmente, a revenda de jogos sempre foi um ponto de desagrado para os editores, pois cada revenda representa uma perda de venda direta, reduzindo a receita gerada por um jogo.
Por outro lado, a transição para jogos digitais tenha mitigado isso em parte, a opção de comprar discos físicos ainda existe, permitindo posterior revenda para recuperar custos ou comprar um jogo mais barato.
A Sony, no entanto, parece ter decidido abordar diretamente essa prática. Os Termos de Serviço agora especificam: “Você não deve revender jogos em disco ou jogos digitais, a menos que expressamente autorizado por nós e, se o editor for outra empresa, também pelo editor.”
Sony pode seguir antigo modelo da Steam com o PlayStation 5?
A abordagem da Sony lembra a estratégia adotada pela Valve na Steam. Inicialmente, cópias de jogos como Half-Life 2 vinham em um disco, mas a jogabilidade estava vinculada a uma chave de ativação no Steam. Isso tornava o disco fisicamente inútil para revenda, pois a capacidade de jogar estava bloqueada na conta Steam do usuário.
Em suma, é possível que a Sony adote um método semelhante para o PlayStation 5, fornecendo chaves de ativação para jogos em disco, reduzindo assim o valor de revenda desses jogos.
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Fonte: insider-gaming