Quem acompanhou o mercado de games nos anos 2000 certamente se lembra de uma lenda urbana um tanto quanto bizarra: Saddam Hussein estaria comprando milhares de PlayStation 2 para criar um supercomputador capaz de guiar mísseis.
Embora essa história de Saddam tenha sido exagerada pela mídia, uma nova revelação prova que o medo de uso militar do console era real para o governo japonês.
PlayStation 2 quase virou uma arma militar? Entenda!

Em uma recente entrevista à Famitsu celebrando os 25 anos de Final Fantasy IX, o desenvolvedor Kazuhiko Aoki confirmou que a Square enfrentou bloqueios de exportação por causa do poder bruto do aparelho.
Aoki relatou que, enquanto trabalhava no escritório da Square no Havaí, foi solicitado a testar a retrocompatibilidade de Final Fantasy IX no novo console. Porém, o envio do Kit de Desenvolvimento do PlayStation 2 foi barrado.
Aoki comenta:
“Na época, a CPU do PS2 era tão poderosa que havia a possibilidade de que ela pudesse ser desviada para uso militar, e por isso as exportações foram restritas”, explicou Aoki.
Kazuhiko Aoki em entrevista à Famitsu
A preocupação tinha base técnica. O Emotion Engine, processador de 128-bit do PlayStation 2, era capaz de processar cálculos vetoriais complexos (úteis para trajetória de mísseis) muito mais rápido que um PC com Pentium III da época. 6.2 Gigaflops do PS2 contra aproximadamente 1 Gigaflop do P3, que particularmente evoluiu bastante na próxima geração.

O console entregava 6.2 Gigaflops por apenas US$ 299, enquanto hardwares militares custavam milhões. Esse custo-benefício gerou o temor real de que nações hostis comprassem consoles em massa para uso bélico, algo que a Força Aérea dos EUA fez anos depois, em 2010, criando o “Condor Cluster” com 1.760 PlayStation 3.
No fim das contas, o PS2 não causou nenhuma guerra física, mas seu legado de ser “poderoso demais para civis” continua sendo uma das histórias mais fascinantes da indústria. Mas em minha opinião, são histórias assim que mantem um legado de um console.
Confira também: GTA 6 | Jason Schreier critica mídia e alerta fãs sobre rumores de novo adiamento
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: WCCFTech


