Connect with us

Tecnologia

AMD | Placas Radeon de 20 anos atrás recebem novo driver para Linux

Algumas placas Radeon da antiga ATI, estão recebendo novos drivers para uso no Linux. Estas placas possuem 20 anos de vida!

Published

on

Algumas placas Radeon da antiga ATI, estão recebendo novos drivers para uso no Linux. Estas placas possuem 20 anos de vida!

Pode ser até difícil de acreditar, mas algumas GPUs da antiga ATI, que hoje é a AMD, estão recebendo novos drivers para usarem no Linux. O site Phoronix relatou que alguns modelos estão recebendo uma atualização de drivers, os modelos ATI Radeon R300, R400 e R500 são as contempladas após 20 anos de vida.

Este é um novo driver open source criado pela desenvolvedora Emma Anholt e dá às GPUs a capacidade de acessar shaders NIR de uma biblioteca de objetos 3D, por meio da tecnologia de rastreamento de polígonos Mesa3D, dando uma otimizada em aplicativos que demandam do uso do 3D.

AMD | Placas Radeon de 20 anos atrás recebem novo driver para Linux 1
Créditos: Phoronix

Para quem se perguntar qual o nível de desempenho destes modelos Radeon, aqui vão as especificações de cada uma, só para base de curiosidade. O modelo topo de linha da série R300 é a 9700 Pro, que possui 128MB de VRAM DDR com um barramento surpreendente de 256-Bits com clocks operando em 325MHz. Para a série R400, temos a Radeon X800 XT que usa a variante R420 do chip e vem equipada com 256MB de VRAM GDDR3 com barramento de 256-Bits na litografia de 130nm (nanômetros).

Por fim, temos a linha R500 das GPUs da ATI. O modelo top de linha é a Radeon X1950 XTX Uber Edition, já com interface baseada em PCI Express x16. Vem equipada com um total de 512MB de VRAM GDDR4 com barramento de 256-Bits e usa a variante R580+ do chip principal da GPU e é fabricada em litografia de 90 nanômetros.

Confira também: Nvidia | GeForce MX550 competirá com as APUs Ryzen Rembrandt

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto e Need for Speed nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também