De acordo com um novo relatório divulgado pela Newsis, tanto a AMD quanto a Nvidia planejam aumentar significativamente os preços de suas placas de vídeo para consumidores em 2026. Caso a informação se confirme, os reajustes devem começar já no próximo mês.
Custo de memória pressiona fabricantes
A Newsis aponta que esses aumentos são consequência direta da alta nos custos de memória no mercado de hardware. A construção massiva de data centers voltados para inteligência artificial tem criado uma demanda desproporcional por componentes, pressionando toda a cadeia produtiva.
Segundo fontes do setor consultadas pela Newsis, a situação deve piorar ao longo do ano. Enquanto a AMD implementaria o primeiro reajuste em janeiro e a Nvidia em fevereiro, ambas as empresas continuariam elevando gradualmente os valores nos meses seguintes.
Modelos topo de linha da AMD e Nvidia serão os mais afetados
As expectativas apontam que o impacto será maior em GPUs específicas, incluindo a linha GeForce RTX 50 da Nvidia e a Radeon RX 9000 da AMD, que já apresentam valores elevados. A Nvidia RTX 5090, lançada por US$ 1.999, poderia chegar a impressionantes US$ 5.000 este ano, conforme o relatório.
Os motivos por trás dessa escalada são claros. Além dos custos crescentes de produção, empresas de IA como a OpenAI consomem quantidades absurdas de hardware. O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que a próxima geração de inteligência artificial precisará de “100 vezes mais capacidade computacional” que os modelos atuais. Já o CEO da Microsoft comentou que não possuem energia elétrica suficiente para instalar todas as GPUs disponíveis em estoque.
Independentemente da sua opinião sobre IA generativa e modelos de linguagem, a realidade é que essas empresas estão comprando GPUs (e memória RAM) em volumes gigantescos, apostando na necessidade futura de hardware. Isso cria uma demanda massiva que justifica os aumentos.
Para o consumidor comum que monta PCs para jogos, isso significa que os componentes ficarão drasticamente mais caros nos próximos meses. Enquanto isso, desenvolvedoras como a Square Enix, que pretende substituir 70% de seu controle de qualidade por IA até 2027, e a Ubisoft, cujo CEO acredita que a IA será uma revolução comparável à transição para 3D, seguem apostando pesado na tecnologia.
Confira também: GTA 6 pode ter novidades em fevereiro de 2026
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: eurogamer
