Persona é uma série spin-off de Shin Megami Tensei, que acabou se tornando mais popular que sua saga mãe.
Desenvolvida pela Atlus desde 1996, a franquia começou a alcançar seu auge a partir do terceiro game e, com o lançamento do quinto jogo em 2016, estourou a bolha, se tornando uma das franquias de RPG mais amadas de todos os tempos.
Cada título possuiu um método de invocação diferente para os personagens e, neste artigo, citaremos cada um deles.
Persona 1 e Persona 2: JoJo
Muitos fãs consideram que a franquia começou, de fato, a partir do terceiro game e, as vezes, até mesmo a Atlus parece esquecer os primeiros games da franquia.
Nos 2 primeiros títulos da franquia, o método de invocação é basicamente o mesmo, gritar o nome de suas Personas, e elas virão te ajudar, bem semelhante aos Stands de JoJo’s Bizarre Adventure.
Persona 3: Evoker
Aqui, para muitos, é onde a franquia começou de fato.
O método de invocação do terceiro título da franquia, além de marcante, é bastante polêmico, por se tratar do uso de um objeto conhecido como Evoker, que possuiu um formato semelhante a uma arma, e aponta-lo para a sua cabeça. Vale ressaltar que não se trata de uma arma de verdade, sendo apenas para causar uma ansiedade enorme no usuário.
Em poucas palavras, no terceiro game, o método de invocação está relacionado as emoções do usuário, sendo a principal delas, o medo, sendo bem simbólico, com os personagens “desafiando a morte” para libertar seu poder interior.
Persona 4: Cartas do Destino
O game com um tema mais “leve” que seu antecessor, com uma trama de investigação em uma cidade de campo.
No quarto título da franquia, cartar de tarô aparecem na frente dos personagens durante o combate e, para libertar o seu poder interior, os mesmos precisam destruí-las. É bem simbólico, já que essas cartas da cultura japonesa são conhecidas como “Cartas do Destino” e ao destruí-las, você está dizendo “Eu faço meu próprio destino”.
Persona 5: Máscaras
Por fim, o game que estourou a bolha com o seu estilo.
No quinto jogo da franquia, o método de invocação é arrancar máscaras para libertar seu verdadeiro poder, novamente, algo bem simbólico, já que a palavra que carrega o título da franquia e de suas criaturas, tem justamente haver com o fato de utilizarmos “máscaras” em determinadas ocasiões de nossas vidas.
Em suma, cada método de invocação da franquia tem sua importância, qual o seu favorito?
Confira também: Persona 6 | Leaker confirma cor do próximo jogo; Saiba mais
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!