2025 marca o 25º aniversário de Outlive, o primeiro RTS AAA brasileiro a ser publicado pela Take-Two Interactive, a mesma de GTA 6. Durante nossa visita na gamescom latam 2025, tivemos a honra de entrevistar o pessoal da Continuum, desenvolvedora do título, e vamos contar os detalhes para vocês.
Continuum e Outlive 25 – o remaster de um clássico de 2000 dos PCs
O desenvolvimento do projeto começou a mais de 25 anos atrás, quando a equipe da Continuum, reuniu ideias para criar um título de RTS – Real Time Strategy – que fosse do mesmo nível de topos de linha da época, como Command & Conquer: Red Alert; Starcraft e Age of Empires.
Veja abaixo o vídeo completo da nossa entrevista:
Eu, Rafael, conversei com Rodrigo Dal’Asta e Rafael Dolzan, da Continuum, e durante a conversa, alguns pontos chave foram abordados, como a questão da engine / motor gráfico utilizado no Outlive.
O RTS veio equipado com um motor gráfico próprio, otimizado para ele, o que permitiu um ótimo resultado, se equiparando aos já citados C&C: Red Alert e Starcraft por exemplo.
A versão remasterizada, em uma idealização e parceria com a Nuuvem e Steam, utilizará a base do mesmo motor, proporcionando nostalgia e elementos marcantes do título original de 2000.

Toda a parte de ferramentas para desenvolvimento foi criada especificamente para o Outlive, onde o mesmo foi moldado a gosto do pessoal da Continuum. Visando um melhor desempenho, as rotinas gráficas foram todas criadas em Assembly, e a base do jogo em C++, o que fazia com que o RTS rodasse sem problemas nas máquinas de sua época.
Em 2000, o que dominava os PCs, eram os Intel Pentium III (450 MHz a ~1.0 GHz); AMD Athlon (Thunderbird) e os recém chegados Intel Pentium 4 (NetBurst); fora que as máquinas possuíam em média de 128 a 256MB de SDRAM PC100/PC133 – as memórias DDR (Double Data Rate) só chegariam no final de 2001; e por GPU, NVIDIA GeForce2 GTS / MX, ATI Radeon DDR e 3DFx Voodoo 5.
Fora que foi uma época dominada por PCs equipados com monitores CRT, de resoluções na proporção 4:3 (como 1024×768), e sistemas operacionais Windows 98, Windows 2000 e Windows ME.

O objetivo principal do pessoal da Continuum com o Outlive 25 é trazer de volta este clássico que marcou geração, permitindo com quem tem saudade, ou quer experimentar pela primeira vez, possa ter contato com o projeto, visto que anos após seu lançamento, já era complicado de achar, e poucas pessoas tinham o acesso.
Com seu lançamento neste ano na Steam e Nuuvem, a equipe de desenvolvedores, a qual, foi extremamente atenciosa com a gente do Portal Viciados, pretende abranger um público ainda maior, marcado por players da época e novos jogadores.
Ainda neste ano, uma versão DEMO será lançada, a fim de coletar o feedback de quem for testar, assim como ocorreu na época de seu lançamento original, alinhando os pontos principais, com elogios e sugestões.

Agradeço demais a oportunidade que o pessoal da Theogames me proporcionou, obrigado também por terem filmado toda a entrevista, e agradeço ao pessoal da Continuum, Rafael e Rodrigo, pelo papo e por todo o carinho e atenção com o Portal Viciados.
Nos vemos em breve, na missão Outlive.
Confira também: gamescom latam | Edição de 2026 ganha data oficial em São Paulo
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!