Em um cenário sem precedentes na indústria de hardware para games, a NVIDIA enfrenta uma situação nunca antes vista com seu mais recente lançamento. A RTX 5060 Ti, que deveria representar a porta de entrada para a sua nova geração de placas gráficas, aparentemente não conseguiu conquistar consumidores desde seu lançamento.
O lançamento mundial da GeForce RTX 5060 Ti começou nesta quarta-feira (16) com seu lançamento. A GPU chega em duas versões: com 8 GB e 16 GB de VRAM. Porém, segundo a Mindfactory, uma das maiores varejistas de hardware de PC da Alemanha e países vizinhos, não vendeu sequer uma unidade da GeForce RTX 5060 Ti 8GB até o momento.
Em comparação, a Mindfactory afirma ter vendido aproximadamente 105 unidades da NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti com 16 GB em sua estreia:
Embora de os dois modelos compartilharem muitas de suas principais características, a versão com menos memória não atraiu a atenção de jogadores. Isso porque os 8 GB têm se mostrados insuficientes para lidar com muitos títulos recentes, especialmente quando eles são reproduzidos em resoluções que ultrapassam os 1080p.
O que levou ao fracasso?
Diversos fatores parecem ter contribuído para este cenário catastrófico:
- Preço elevado: Com valores iniciais na casa dos R$ 4.000, a placa não oferece o custo-benefício esperado para um modelo intermediário.
- Desempenho questionável: Benchmarks iniciais mostram ganhos mínimos em relação à geração anterior.
- Competição acirrada: As opções da AMD na mesma faixa de preço oferecem melhor relação custo-benefício com VRAM bem mais elevado.
A NVIDIA já tem sido conhecida por poupar memória de vídeo em suas placas nas últimas gerações, diferente da rival AMD que tem até GPU de entrada com 16 GB. Isso virou motivo de discussão na comunidade nos últimos anos e até rendeu alfinetadas por parte do Time Vermelho.
O desempenho da RTX 5060 Ti se mostra decepcionante
Além disso, a Nvidia se esforçou para garantir que a versão de 8 GB da GeForce RTX 5060 Ti fosse analisada o mais tarde possível, mas blogueiros na plataforma de vídeo chinesa Bilibili ainda conseguiram conduzir um teste comparativo com a versão de 16 GB.

Os testes foram realizados em duas placas de vídeo Asus GeForce RTX 5060 Ti com três ventoinhas — uma com 8 GB de memória e outra com 16 GB de memória. Os resultados dos testes dão uma ideia do que esperar do modelo com menos VRAM.
Na maioria dos testes sintéticos, a diferença foi insignificante. No 3DMark Fire Strike, ambos os modelos tiveram um desempenho quase idêntico:
- Ambos foram 20-30% mais rápidos que a Nvidia GeForce RTX 4060 Ti 8GB e 5% mais lentos que a RTX 4070.
- No 3DMark Time Spy, eles também tiveram um desempenho quase igual: 18% mais rápidos que a RTX 4060 Ti e 12-14% mais lentos que a RTX 4070.
Contudo, há exceções. A RTX de 16 GB apresentou desempenho muito melhor, por exemplo, no Cyberpunk 2077, onde o modelo de 8 GB teve um desempenho ainda pior que a RTX 4060 Ti de 8 GB na resolução nativa. E mesmo com o DLSS4 habilitado, a versão de 8 GB ficou 22% atrás da versão de 16 GB.
Assim sendo, a Nvidia GeForce RTX 5060 Ti com 8 GB de memória acabou se mostrando mais potente e, em teoria, mais barata que sua antecessora direta, mas essa quantidade de memória obviamente não é suficiente para o cenário de games atual. E apenas a versão mais antiga mostra um aumento perceptível de desempenho com o DLSS 4. Portanto, é improvável que a variante de 8 GB se torne uma opção popular.
Confira também: Assassin’s Creed Shadows pode estrear no Nintendo Switch 2 de acordo com nova classificação
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: adrenaline