Connect with us

Tecnologia

Nvidia | RTX 4000 será duas vezes mais rápida que as RTX 30!

A nova linha de placas de vídeo da Nvidia, RTX 4000, promete ser duas vezes mais rápida que a atual linha RTX 30, entregando o dobro de desempenho e consumo!

Published

on

A nova linha de placas de vídeo da Nvidia, RTX 4000, promete ser duas vezes mais rápida que a atual linha RTX 30, entregando o dobro de desempenho e consumo!

As novas placas de vídeo da Nvidia, a nova linha GeForce RTX 40, estão para ser anunciadas já em 2022 e apresentam capacidades para serem cerca de duas vezes mais poderosas que a atual série 30. Com o lançamento da nova geração de processadores da Intel, foi introduzida uma nova versão do já conhecido PCIExpress, a versão 5.0 do mesmo.

Com isso, a fabricante já irá estrear a nova geração do barramento ainda em 2021, com uma nova revisão da GeForce RTX 3090, supostamente chamada de RTX 3090Ti, ainda com base na mesma arquitetura Ampere, visto que a nova arquitetura da linha RTX 40, só será lançada no ano que vem.

Nova arquitetura da Nvidia será muito mais poderosa que a atual Ampere!

As novas GeForce RTX 4000, com a nova arquitetura Ada Lovelace, apesar de não terem suas verdadeiras especificações confirmadas ainda, caso os rumores se concretizem, podemos esperar que a mesma entregue um desempenho de 80 TFLOPs e um consumo que fique na casa dos 450W a 600W. Em relação a RTX 3090, o ganho de desempenho é enorme, visto que esta entrega no máximo 37,6 TFLOPs com um consumo máximo de 350W.

Nvidia | RTX 4000 será duas vezes mais rápida que as RTX 30! 1

De acordo com estes rumores, a placa deverá contar com o chip AD102 fabricado sob litografia de 5nm (5 nanômetros), contando com 18.432 núcleos CUDA e com 144 S.M (Streaming Multiprocessors). Se compararmos esta com a atual topo de linha GeForce RTX 3090, vemos um enorme salto no quesito desempenho. A 3090, com o chip GA102 de 8nm (8 nanômetros) vem equipada com um total de 10.752 núcleos CUDA e 84 S.M, tendo um aumento de 7680 CUDA de uma geração para outra.

Com todo este ganho de desempenho, a mesma precisará estrear um novo tipo de conector de energia. Essa nova geração irá introduzir o conector 12PIN (12 pinos) para GPUs, onde o mesmo, com esses 12 pinos, são capazes de entregar até 600W. Fabricantes de fontes como a Asus na sua linha da ROG (Republic of Gamers) já confirmou que suas PSUs virão com esse novo conector.

Nvidia | RTX 4000 será duas vezes mais rápida que as RTX 30! 2
Créditos: NotebookCheck

Atualmente está acontecendo um evento da Nvidia, o Nvidia GTC (GPU Technology Conference), previsto para acontecer até o dia 11 deste mês. É esperado que tenhamos pelo menos mais alguns vazamentos desta nova linha de placas de vídeo!

Confira também: Red Dead Redemption Remaster pode ser o próximo jogo da Rockstar Games

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech e Adrenaline

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também