Fim das GeForce GTX? Nvidia começa a abandonar o suporte para estas placas de vídeo

Segundo novas informações, a Nvidia está começando a abandonar o suporte para estas placas de vídeo GeForce GTX!

Por: Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Recentemente, a Nvidia anunciou uma mudança que marca o início do fim de uma era para as icônicas placas de vídeo GeForce GTX. Em uma recente nota de atualização do toolkit Nvidia CUDA 12.8, a empresa revelou que as arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta foram consideradas “completas” em recursos e não receberão mais novos updates da plataforma.

Fim do suporte a novidades nas GeForce GTX da Nvidia

No entanto, isso não significa o fim imediato do suporte de drivers essenciais para jogos e aplicativos, e sim a ausência de novos recursos, o que aponta para a transição dessas GPUs para uma fase de suporte limitado.

A arquitetura Maxwell, lançada em 2014, foi um marco no mercado de GPUs. Ela estreou nas GeForce GTX 750 e 750 Ti, conhecidas pela eficiência energética. Posteriormente, a mesma expandiu seu alcance com a série GTX 900, incluindo as populares GTX 970 e 980, com a Maxwell 2.0.

Já em 2016, a arquitetura Pascal trouxe avanços revolucionários, como o suporte a tecnologias modernas e o uso de um processo de fabricação de 16nm. Modelos como a GTX 1060 e a poderosa GTX 1080 marcaram gerações de gamers.

A arquitetura Volta, por sua vez, teve um foco maior no mercado corporativo e na inteligência artificial, sendo utilizada em GPUs como a Titan V e a Quadro GV100.

Ainda que as placas GTX da família Maxwell, Pascal e Volta não recebam mais recursos do toolkit CUDA, a Nvidia garantiu que continuará a lançar atualizações de drivers enquanto necessário. Isso significa que usuários dessas GPUs ainda poderão rodar jogos e aplicativos modernos sem maiores problemas. Vale dizer que tal mudança, ainda não possui uma data para ocorrer.

A exceção fica por conta das placas da série GTX 16, como a GTX 1660 e a GTX 1650, que utilizam a arquitetura Turing, as quais continuarão a receber suporte total devido à sua tecnologia mais recente e maior compatibilidade com recursos atuais.

Confira também: God Of War no Egito? Sony PlayStation pode estar desenvolvendo GOW na mitologia egípcia

Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no FacebookTwitter (X) Instagram!

FonteTom’s Hardware

MARCADO:
Redator do Portal Viciados
Seguir:
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware. Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.
Sair da versão mobile