A tecnologia de inteligência artificial tem avançado a passos largos, transformando o mercado de games com inovações poderosas. Um dos grandes nomes dessa revolução é o DLSS (Deep Learning Super Sampling), uma tecnologia desenvolvida pela Nvidia e exclusiva das placas GeForce RTX.
Recentemente, Alexandre Ziebert, gerente de Technical Marketing da Nvidia Brasil, gravou um vídeo detalhado sobre as versões do DLSS, explicando suas funcionalidades e como essa tecnologia pode mudar a forma como jogamos.
Confira o vídeo abaixo:
O que é o DLSS?
O DLSS é uma solução que utiliza redes neurais e deep learning para aumentar as taxas de quadros e a resolução de imagens em jogos, melhorando a qualidade gráfica sem comprometer o desempenho.
Em termos simples, ele permite que os games rodem com uma qualidade de imagem superior e de forma mais fluida, mesmo em computadores com hardware mais modesto. Tudo isso é feito através dos processadores Tensor Core, que estão presentes nas placas GeForce RTX.
DLSS 1.0: A origem
A primeira versão do DLSS surgiu em 2018, junto com o lançamento da série GeForce RTX 20. Naquela época, a introdução do Ray Tracing em tempo real gerou um grande impacto na indústria, mas também trouxe desafios de desempenho.
Foi aí que o DLSS entrou em cena, oferecendo uma solução para rodar os jogos com alta taxa de FPS e qualidade gráfica. No entanto, essa versão inicial não teve o impacto esperado, já que a implementação era difícil e a qualidade de imagem, apesar de promissora, ainda deixava a desejar.
DLSS 2.0: A evolução
Com a chegada do DLSS 2.0, a Nvidia realmente começou a mostrar o potencial da tecnologia. Nessa versão, a renderização se tornou muito mais eficiente, com uma qualidade de imagem que, em muitos casos, superava a resolução nativa do jogo. Isso é possível porque o DLSS 2.0 utiliza uma quantidade maior de informações de vários frames, permitindo uma reconstrução mais precisa e detalhada da imagem.
DLSS 3.0 e 3.5
O DLSS 3.0 trouxe mais um avanço com o recurso de Frame Generation. Esse recurso não se limita apenas a aumentar a resolução das imagens, mas gera quadros inteiros entre os frames reais.
Por fim, temos o DLSS 3.5, que introduziu o Ray Reconstruction. Esse novo recurso é compatível com todas as placas RTX e foi projetado para melhorar a renderização do Ray Tracing. O Ray Reconstruction utiliza inteligência artificial para remover ruídos e melhorar a fidelidade da iluminação, sombras e reflexos.
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