Novo Xbox da Microsoft promete rodar jogos de PC, manter biblioteca completa e acabar com cobrança para multiplayer

A Microsoft prepara um novo Xbox que combina PC e console em um só aparelho, com suporte para jogos de todas as gerações e sem taxa online.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
- Continua após os anúncios -

A Microsoft está prestes a redefinir o significado de “console de próxima geração”. De acordo com o jornalista Jez Corden, do site Windows Central, o novo Xbox será um verdadeiro híbrido entre console e PC, combinando toda a biblioteca de jogos Xbox com a liberdade do ecossistema Windows, e o melhor: sem precisar pagar para jogar online.

Um Xbox com alma de PC

O novo Xbox, descrito internamente como uma experiência “premium”, deve rodar Windows completo, oferecendo aos jogadores uma interface otimizada para TV, semelhante ao modo console atual, mas com a opção de alternar livremente para o ambiente Windows sempre que quiserem.

Isso significa que será possível jogar qualquer título disponível para PC, desde jogos exclusivos do PlayStation no Steam até títulos de plataformas como Epic Games Store, Battle.net e Riot Client.

Em outras palavras: o novo Xbox poderá rodar God of War, Spider-Man, Ghost of Tsushima e até World of Warcraft no mesmo aparelho que você joga Halo ou Forza.

- Continua após os anúncios -

“Você poderá acessar décadas de jogos, desde o primeiro Xbox até o PC atual — tudo em um único dispositivo”, escreveu Corden.

Sem barreira no multiplayer e com suporte total

Uma das mudanças mais pedidas pelos fãs de consoles é o fim da taxa de assinatura obrigatória para o multiplayer. Diferente dos consoles atuais, onde o Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold são necessários para jogar online, o novo sistema não terá esse bloqueio — seguindo o modelo aberto do PC.

Além disso, toda a biblioteca retrocompatível será mantida: jogos de Xbox Original, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S rodarão de forma nativa no novo hardware, com melhorias automáticas de performance graças a recursos de IA e upscaling desenvolvidos pela AMD.

- Continua após os anúncios -

Um ecossistema unificado

Com o codinome Xbox Full Screen Experience, o sistema deve unir o melhor dos dois mundos: a simplicidade do console e a liberdade do PC. A empresa quer acabar com as limitações entre as plataformas, criando um ambiente único para jogadores de todos os tipos.

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já havia dito que o futuro da marca estaria “além do hardware tradicional”, e agora isso parece se concretizar. A presidente da divisão, Sarah Bond, confirmou que o novo hardware está em desenvolvimento em parceria com a AMD e que ele oferecerá “uma experiência de jogo de alto nível”.

Preço e lançamento

O novo Xbox deve ser mais caro do que o PlayStation 6, mas ainda mais acessível do que montar um PC gamer com desempenho equivalente. Segundo Corden, o console será o “meio mais econômico de entrar no universo do PC gaming”.

- Continua após os anúncios -

A previsão inicial é que o dispositivo chegue por volta de 2027, o que indica que a geração atual do Series X/S ainda deve ter alguns anos de vida útil.

Um plano arriscado, mas promissor

O grande desafio da Microsoft será entregar uma experiência fluida e intuitiva. Embora a ideia de unir Windows e Xbox seja ambiciosa, o sistema precisará ser simples o bastante para quem está acostumado ao plug-and-play dos consoles.

Mesmo assim, especialistas apontam que essa pode ser a jogada mais ousada da história da marca Xbox ,e talvez a chave para dominar o futuro dos jogos multiplataforma.

“Nenhuma empresa tentou algo nessa escala antes”, conclui Corden. “Se a Microsoft conseguir fazer isso funcionar, o próximo Xbox pode ser o dispositivo de jogos mais completo da história.”

Confira também: Bloodfang | O Soulslike brasileiro com um coelho guerreiro e sistema de emoções

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: Windows Central

MARCADO: