Anunciado nesta quarta-feira (24) durante a PlayStation Showcase, o Project Q foi revelado como o novo portátil da empresa, mas a revelação acabou causando uma série de comentários nas redes sociais pelo público.
A principal delas foi as comparações entre ele e o Gamepad do Wii U, controle do console da Nintendo que acabou não vingando e foi descontinuado em 2017.
Essa não é a primeira vez em que algo lançado pela Sony é comparado com algo que a Nintendo tinha lançado há anos atrás e isso acontece desde 1994, a começar, com a semelhança do controle do primeiro PlayStation com a do Super Nintendo, que também contém os botões da direita em formato losangular, com a mesma posição dos botões Select e Start, além dos botões de ombro L e R, que no controle da Sony foram adicionados mais dois extras, os famosos L2 e R2.
Diversos outros exemplos podem ser citados, como a semelhança do PlayStation Move, lançado para inicialmente para o PlayStation 3 em 2010 e o Wii Remote do Nintendo Wii de 2006, é inegável que a Sony tenha se inspirado na ideia do console da empresa do bigodudo devido ao sucesso que os jogos com sensores de movimento faziam na época.
A proposta em si do Project Q é de ser um companheiro para o PlayStation 5, ele precisa estar conectado ao console via Wi-Fi para que ele possa reproduzir os jogos com a função de reprodução remota, da qual também está disponível entre dispositivos móveis e computadores, mas dessa vez teremos um aparelho dedicado á isso, com todas as funções do DualSense, além claro, da tela touch de LCD de 8 polegadas com resolução até 1080p em 60FPS.
Fãs comparam Projeto Q da Sony com Wii U
Mas se formos relembrar do Wii U, a proposta do Gamepad é bastante semelhante, tirando o fato de que ele não funciona via Wi-Fi e que também tinha a proposta de uma segunda tela para diversos jogos, mas ainda assim, ele dependia do console para funcionar e não era considerado como um portátil – apesar de que isso acabou causando uma confusão no marketing, que foi um dos motivos do fracasso de vendas do console da Nintendo – e sim como um controle, e apesar da Sony publicamente afirmar que se trata de um novo portátil, a dependência de um PlayStation 5 gerou muitas discussões.
Confira aqui alguns dos tweets contendo a repercussão:
Mirou no futuro /// acertou o passado. Wii U vem aí (de novo) pic.twitter.com/hU7XmfqGIK
— Cristalzinho de Paldea ✨🌈 (@victordpereira) May 25, 2023
Um controle com tela que depende do console estar ligado para funcionar. Que conceito genial!
Será que já não vimos algo assim antes? pic.twitter.com/qk5whzEjin— Molan (@molantpk_) May 24, 2023
Quem criticou o Wii U está proibido de hypar isso
— marcostoso ⚡ (@marcostoso_) May 24, 2023
Grato. A gerência pic.twitter.com/n0KudHHViJ
Também tivemos vários memes, sendo um deles o usuário do Twitter @danikyo_ que colocou um Nintendo Switch, sem os Joy-Cons, e com dois DualSenses em baixo dele, ficando bastante semelhante com o design do Project Q, confira a imagem abaixo:
No critiquen la Playstation Wii U, ya la probé y está joya!! 😎👌🏻 pic.twitter.com/8jJdaCUizb
— Danikyo (@danikyo_) May 24, 2023
Confira também: PlayStation 5 | Console PS5 está com um dos preços mais baixo de sempre nesta promoção
Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!
Fonte: Inside Gaming