A série RTX 5000 de placas de vídeo da Nvidia foi apresentada oficialmente na CES 2025, evento este, que ocorreu no começo de janeiro. Dentre as novidades da nova linha, destaca-se o DLSS4 com seu Frame Generation, sem hardwares dedicados para funcionar; e este recurso, pode chegar em breve a mais placas, como a série RTX 30.
Frame Generation do DLSS4 pode chegar a mais placas RTX da Nvidia
Bryan Catanzaro, vice-presidente de Pesquisas em Aprendizado Profundo Aplicado da empresa, afirmou que há a possibilidade de a tecnologia ser implementada também na série RTX 30.
Veja o vídeo da equipe do Digital Foundry:
Em entrevista ao canal, ele explicou que o novo sistema de geração de quadros é totalmente dependente de inteligência artificial. Na série RTX 40, por exemplo, a tecnologia utiliza um hardware dedicado ao Optical Flow (velocidade com que os pixels de uma imagem se movem em relação a um ponto observador), o que justifica sua ausência nas gerações anteriores.
No entanto, essa questão do recurso aparecer em outras gerações de placas de vídeo, depende de uma série de fatores. Atualmente, a empresa está focada em otimizar a solução para os hardwares mais recentes e só depois avaliará se é possível explorar o potencial dos modelos mais antigos.
Essa nova tecnologia usa os Núcleos Tensores das GPUs, garantindo imagens de maior qualidade e exigindo menos VRAM. Apesar disso, as placas da série RTX 30 enfrentam o desafio de ter um número menor de Núcleos Tensores, que também são menos eficientes em comparação às gerações mais recentes.
Embora a limitação técnica da série RTX 30 possa dificultar a adoção total da nova versão do Frame Generation, a Nvidia ainda está explorando formas de contornar esses obstáculos.
Confira também: Nintendo Switch 2 pode adiar GTA 6? A nossa opinião sobre este assunto polêmico
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: Adrenaline