Nvidia | Nova RTX 3080 de 12GB terá mais núcleos CUDA

Por: Rafael Vieira - Redator do Portal Viciados
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Por mais que as novas variantes das placas RTX da Nvidia tenham sido adiadas para além de fevereiro, novos detalhes estão surgindo. A placa da vez que teve alguns detalhes revelados foi a nova variante da RTX 3080, onde terá mais implementos do que apenas VRAM, assim como foi visto na RTX 2060 com 12GB de VRAM.

O coração desta nova 3080 estaria levando o chip Nvidia Ampere GA102, fabricado na litografia de 8nm pela Samsung e apresenta um total de 28 bilhões de transistores. Para tal, a fabricante equipou a placa com um total de 70 unidades de multiprocessadores, o que consegue entregar um total de 8690 núcleos CUDA, sendo um pouco a mais que a 3080 normal, que apresenta 8704. Não somente os núcleos CUDA foram atualizados, a parte de hardware de Ray Tracing foi atualizado e apresentam novos componentes.

Em termos de memória, a mesma virá equipada com um total de 12GB GDDR6X da Micron, que podem entregar uma largura de banda de até 914GB/s, visto que virá com um barramento de memória maior, de 384-Bits contra os 320-Bits do modelo normal, representando um desempenho 10% superior. O desempenho não se limita para jogos, na mineração, o novo modelo apresentou um ganho de 20% em relação ao modelo padrão da 3080, onde por padrão, faz 52MH/s contra os 43MH/s do modelo normal.

O novo modelo da Nvidia tem seu preço estimado em U$999 e até agora, as novas variantes das GPUs não têm uma data específica, visto que foram adiadas por falta de componentes. A Nvidia manteve o lançamento da 3090 para janeiro.

Confira também: Os 6 melhores jogos lançados em 2021 que você precisa conhecer

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech

MARCADO:
Redator do Portal Viciados
Seguir:
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware. Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.
Sair da versão mobile