Connect with us

Tecnologia

AMD | Novo AMD EPYC Turin pode ter até 256 núcleos; Confira!

A nova linha de processadores AMD Epyc Turin contará com até 512 threads e a nova arquitetura poderosa baseada em Zen5!

Published

on

A nova linha de processadores AMD Epyc Turin contará com até 512 threads e a nova arquitetura muito mais poderosa baseada em Zen5!

A linha de processadores Epyc da AMD tem seu foco principal nos servidores de grandes empresas, como a própria Google; de maneira sucinta, a linha Epyc para a AMD representa os Xeon para a Intel, onde ambos visam um uso em servidores, apostando em altas quantidades de núcleos.

Atualmente estamos prestes a receber o anúncio da quarta geração Epyc da linha Milan-X com a microarquitetura Zen4, onde seu diferencial seria uma tecnologia de cache empilhado que aumentará a eficiência do CPU, no entanto, alguns rumores e especulações sobre a quinta geração já estão surgindo, e o AMD Epyc Turin seria o carro chefe dessa nova linha!

AMD | Novo AMD EPYC Turin pode ter até 256 núcleos; Confira! 1

De acordo com informações disponibilizadas pelos leakers ExecutableFix e Greymon55, a nova linha Epyc Turin irá ter um desempenho monstruoso, onde poderá chegar até 256 núcleos e 512 threads, diferente da atual geração que entrega 64 núcleos e 128 threads. A nova linha também teria um salto maior de desempenho, pois contaria com a nova arquitetura Zen5.

Novo AMD Epyc Turin terá um enorme ganho de desempenho!

Esta nova geração trará um desempenho absurdo quando comparado às suas gerações anteriores. Teremos a princípio, duas variantes deste processador, uma versão mais “básica” com 192 núcleos e 384 threads e uma versão monstra com 256 núcleos e 512 threads.

Pela grande quantidade de núcleos e threads, estes processadores teriam um consumo mais elevado de energia, a variante com 256C/512T teria um TDP de 600W, o que é muito se compararmos ao AMD EPYC 7713P com 64C/128T, possuindo um TDP de 280W, o que representa um consumo de 4,37W por cada núcleo. Por possuir mais núcleos e threads, a nova linha apresenta um consumo por núcleo menor, atingindo a marca de 2,34W por núcleo, tendo uma redução de 86% do consumo.

O rumor desta nova linha fica parelho a iniciativa 30×25 da AMD, onde a mesma promete aumentar a eficiência dos processadores e das GPUs da linha Instinct em 30 vezes até 2025, com um foco principal em servidores, data centers, uso em Computação de Alto Desempenho e trabalhos com Inteligência Artificial.

Os rumores sobre a nova linha AMD Epyc Turin apesar de muito empolgantes, ainda é cedo para afirmar com total certeza sobre os planos da fabricante sobre a quinta geração Epyc. Até então, a quarta geração está prevista para chegar no final de 2022. As novidades de ambas as gerações serão anunciadas nesta segunda-feira (8).

Confira também: GTA Trilogy Remaster | PlayStation divulga mais imagens

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

Fonte: Canaltech, AMD

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também