Depois de muitos rumores, uma patente da suposta Nintendo Switch 2 reacendeu as especulações sobre as capacidades gráficas da nova geração do console com suporte a Nvidia DLSS.
Essa patente, publicada recentemente, aponta para o uso de DLSS (Deep Learning Super Sampling), uma tecnologia que utiliza inteligência artificial (IA) para melhorar a resolução de jogos, proporcionando gráficos mais nítidos e melhor desempenho em hardware compacto.
A patente, originalmente registrada em julho de 2023, foi publicada na última terça-feira e descreve um sistema de aprendizado de máquina capaz de escalar imagens em tempo real.
De acordo com a jornalista Laura Kate Dale, esse recurso no Nintendo Switch 2 pode ajudar a reduzir o tamanho dos jogos sem comprometer a qualidade visual.
Um exemplo dado na patente explica como texturas em 4K nativo poderiam ser reduzidas para uma resolução 1080p durante o armazenamento, ocupando menos espaço físico. No momento da execução no console, as texturas seriam escaladas novamente para 4K por meio do DLSS, permitindo que jogos ocupem menos espaço em cartuchos, como os de 32 GB que a Nintendo já utiliza.
Além disso, a tecnologia também tem potencial para jogos na nuvem, permitindo que imagens de baixa resolução sejam enviadas ao dispositivo do jogador, onde seriam otimizadas por IA em tempo real.
Nintendo Switch 2 e Nvidia: parceria reforçada?
No mesmo dia da publicação da patente, surgiram no Reddit imagens supostamente vazadas do hardware interno do Nintendo Switch 2. Caso sejam reais, elas corroboram rumores de que a nova geração do console continuará utilizando chips da Nvidia, reforçando a possibilidade de suporte ao DLSS.
Essa tecnologia, já consolidada em PCs, permite que jogos atinjam taxas de quadros mais altas e configurações gráficas superiores, mesmo em hardwares com recursos mais limitados
Confira também: GTA 6 | Vaza suposto vídeo dentro da Rockstar Games mostrando Grand Theft Auto VI em 2021
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: areajugones