A Nintendo entrou com um pedido de intimação no último dia 18 de abril no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, com o objetivo de identificar o nome, endereço, número de telefone e o e-mail do usuário do Discord conhecido como GameFreakOUT. Ele foi o responsável por um enorme vazamento de dados dos jogos de Pokémon em 2024. (via: Polygon).
O ocorrido ficou conhecido como Teraleak pela comunidade de fãs da franquia, o usuário alegou ter o código-fonte de Pokémon Legends: Z-A (embora não o tenha divulgado), bem como detalhes inéditos de jogos em desenvolvimento, versões não finalizadas de jogos Pokémon, e até detalhes de projetos não anunciados.
Além disso, estavam designs de criaturas que não foram utilizadas, bem como os códigos-fontes dos capítulos HeartGold e SoulSilver, o vazamento também revelou que a Nintendo estaria trabalhando no desenvolvimento de uma trilogia de filmes, incluindo uma sequência de Detetive Pikachu.

Mas por que a Nintendo esta comprando briga com o Discord?
Seria por que este usuário partilhou no Discord uma incrível quantidade de informação vinda diretamente dos servidores da GameFreak, que teria espalhado as primeiras informações em um servidor, chamado de “FreakLeak“. Assim sendo, de acordo com informações, até mesmo o Discord deve ser intimidado a informar dados do acusado para a empresa japonesa.
Junto com o pedido e a declaração da Nintendo, há uma captura de tela do servidor FreakLeak, na qual o GameFreakOUT pode ser visto publicando um arquivo e dizendo aos leitores para “aproveitarem“. A empresa inicialmente tentou tomar medidas rápidas contra o vazador por meio de solicitações de remoção, mas as informações vazadas continuaram a circular online em outros servidores do Discord e nas redes sociais.

Este não é o primeiro caso legal pela Nintendo para combater a fuga de informações no Discord, a companhia japonesa já havia intimado a mesma de forma semelhante em 2023, quando a plataforma foi usada para divulgar detalhes de um livro de arte de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Na época, ela também exigiu que o Discord compartilhasse os dados do usuário responsável por compartilhar as informações que ainda não haviam sido divulgadas publicamente.
Os fãs costumam receber bem os vazamentos da Nintendo, mas o de GameFreakOUT distribuiu informações sobre os funcionários da Game Freak. E muitos fãs consideram essa ação imprudente e perigosa. Nesse caso, a Nintendo tem apoio em seus esforços legais para proteger os envolvidos com a propriedade intelectual de Pokémon.
Confira também: Mais de 4 mil! Nintendo Switch 2 ganha data de lançamento e preço oficial no Brasil
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram.
Fonte: ANMTV