No fascinante mundo dos computadores portáteis existem aqueles dispositivos mais compactos e leves, de custo mais acessível – e entre eles está o netbook. O desafio é ver o quanto este gadget de melhor faixa de preço é capaz de competir com laptops mais caros. Mas sempre há uma boa razão para você comprar um netbook bom e barato. Seja por ser uma solução econômica ou principalmente se você é um estudante ou profissional que está sempre em movimento e precisa ficar em dia com a sua agenda de computação.
O que é um netbook?
Netbook é um tipo de laptop mais fino, mais leve e que oferece um conjunto de ferramentas mais simplificado. O dispositivo geralmente conta com telas de 10 ou 12 polegadas e hardware menos potente. Embora seja um computador portátil projetado para tarefas básicas, ele ainda pode realizar funções que um desktop ou laptop pode executar, mas com a vantagem de ser extremamente móvel.
Os netbooks geralmente são caracterizados por uma dependência distinta de uma rede ou pela capacidade de se conectar a ela. Inclusive, as operadoras de serviços de rede oferecem planos de cartão de dados para que os usuários possam conectar o dispositivo e navegar diretamente em uma rede móvel.
Estes dispositivos existem desde 2008 (existe algum debate sobre qual foi realmente o primeiro netbook). Muitos blogs de tecnologia destacaram o impacto revolucionário do netbook na navegação móvel, apontando o dispositivo como um divisor de águas para a indústria de dispositivos portáteis. Em 2011, as vendas de tablets superaram as de netbooks pela primeira vez. No entanto, os tablets muitas vezes ainda não têm a mesma funcionalidade, conveniência e flexibilidade dos netbooks.
Em termos práticos, pode-se dizer que o netbook tem certas vantagens sobre um laptop padrão. Eles geralmente são mais leves, mais silenciosos, fáceis para iniciantes começarem a usar o computador, têm menos softwares desnecessários instalados e funcionam perfeitamente com aplicativos e ferramentas populares baseados em nuvem.
Embora tenham suas desvantagens, sua popularidade no mercado é significativa. O netbook ainda é uma boa opção para estudantes e usuários iniciantes de computador, como uma ferramenta versátil e disponível. Escolas, bibliotecas e organizações sem fins lucrativos aceitaram amplamente os netbooks como a escolha de laptop para compra em massa para uso por alunos e pelo público. Muitos distritos escolares exigem que os alunos usem netbooks para fazer lição de casa, ler eBooks educacionais e se comunicar digitalmente com seus mestres. Isso ocorre porque eles são muito mais acessíveis e fáceis de dominar.
Vantagens do netbook
Qualquer dispositivo pode ser considerado um netbook, desde o One Laptop Per Child (OLPC) — um netbook robusto e muito barato, produzido especificamente para crianças em países do Terceiro Mundo — até o elegante e moderno Google Chromebook.
Netbooks são ideais para estudantes
Os netbooks são baratos e duráveis, e suas funções básicas fazem do dispositivo uma ferramenta de aprendizagem conveniente e sem distrações, a qual os estudantes podem transportar facilmente. Do ensino fundamental à faculdade, os alunos acham os netbooks fáceis de gerenciar, organizar e concluir tarefas escolares.
Boa ferramenta de trabalho para profissionais em movimento
Às vezes, os tablets podem ser difíceis de usar, especialmente ao criar uma apresentação de negócios ou executar uma tarefa complexa remotamente. No entanto, o design familiar de um netbook e a funcionalidade relativamente avançada fazem dele uma estação de trabalho móvel ideal.
Além disso, diferentemente dos laptops, os empregadores podem oferecer netbooks aos funcionários a baixo custo, mantendo ao mesmo tempo um conjunto seguro de dispositivos para uso relacionado ao trabalho.
Agora você já sabe que o netbook é ótimo para trabalhos escolares e para acessar e-mails durante as suas viagens a trabalho, é hora de saber exatamente quais são as diferenças entre notebook e netbook para definir melhor qual deles atenderá suas tarefas e orçamento.
Diferenças entre um notebook e um netbook
As diferenças entre estes dispositivos vêm diminuindo ao longo dos anos à medida que a tecnologia avança, mas algumas características permanecerão para sempre, uma vez que estão intrinsecamente ligadas ao que cada dispositivo pode oferecer.
Tamanho
A principal diferença entre um notebook e um netbook é o tamanho, com o notebook sendo maior. Os netbooks geralmente têm um tamanho máximo de 12 polegadas, enquanto os notebooks têm telas de até 17 polegadas. Essa diferença de tamanho determina outros pontos, como potência, portabilidade e preço.
Potência
Outra grande diferença entre estes dispositivos é a potência. O notebook é bem mais potente e rápido que o netbook. Um notebook é capaz de realizar tarefas mais pesadas e com maiores exigências, além de ter maior capacidade de armazenamento e um processador mais potente.
Por exemplo, se o que você pretende é editar vídeos ou jogar videogame, a opção para você é o notebook. Da mesma forma, se deseja salvar arquivos ou instalar programas que ocupem muito espaço, precisará de um notebook. Isso ocorre porque os netbooks são voltados para o trabalho na nuvem (online). Além disso, estes dispositivos não têm uma placa de vídeo dedicada, o que os limita em atividades de processamento de vídeo.
Portabilidade
Os netbooks são muito menores e mais leves. Estes dispositivos são cerca de 30% mais compactos, o que significa que são mais portáteis e confortáveis de usar. Se você precisa estar sempre com seu computador e viajar muito, o netbook pode ser uma ótima decisão de compra.
Preço
Por serem dispositivos menos potentes e com menor gama de recursos, os netbooks têm preços muito mais acessíveis, mas não contam com tantas ofertas no mercado. Já o mercado de notebooks é muito amplo, com laptops até mesmo destinados a jogos de alto desempenho.
O que o futuro reserva para os netbooks?
Embora os tablets estejam se tornando cada vez mais populares, eles têm suas limitações – não dispõem de teclado, e sim de uma tela sensível ao toque. Como já mencionado acima, os netbooks são meios econômicos e produtivos de educação, promoção de negócios e treinamento de funcionários.
Novos microchips, softwares e recursos de rede apenas reforçarão o alcance potencial e o limite de produtividade dos netbooks. Sua mobilidade, em particular, e conectividade em geral o tornam ideal para distribuir informações e tecnologia no mundo em desenvolvimento.