Need For Speed | Franquia pode acabar, EA Games descarta totalmente novo jogo

A EA Games engavetou Need For Speed: entenda por que a franquia pode estar chegando ao fim e qual será o futuro da Criterion Games.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

Será que estamos diante do fim de uma das maiores franquias de corrida da história dos videogames? A Electronic Arts (EA Games) parece ter colocado Need For Speed (NFS) na gaveta, e os sinais não são nada animadores para os fãs.

De acordo com informações recentes, a Criterion Games, estúdio responsável pela série, passou a ser descrita oficialmente como um “estúdio Battlefield”. Ou seja, seu foco agora está totalmente voltado para o desenvolvimento de Battlefield 6.

Adeus, Speedhunters: um indício preocupante

Outro ponto que reforça essa possível despedida foi o encerramento da iniciativa Speedhunters, que desde 2008 reunia dados e notícias sobre a cultura automotiva para ajudar a moldar os jogos de corrida da EA.

Segundo Dino Dalle Carbonare, que esteve ligado ao projeto, a equipe foi informada em abril de 2025 para parar de trabalhar, sem que a EA oferecesse qualquer justificativa. A decisão acabou deixando claro que a publisher não pretende investir em experiências ligadas à cultura dos carros tão cedo.

Criterion muda de direção

Na prática, o que vemos é a Criterion Games completamente absorvida pela produção de Battlefield, com sua página institucional destacando apenas a série de tiro.

Do mesmo modo, esse movimento sugere que a EA decidiu priorizar franquias mais lucrativas, deixando Need For Speed em estado de hibernação ou até mesmo decretando, de forma silenciosa, o seu fim.

O fim de uma era?

Criada em 1994, Need For Speed se consolidou como uma das séries mais icônicas de corridas, atravessando gerações de consoles e entregando sucessos como NFS Most Wanted e Underground 2. Mas, ao que tudo indica, a EA pode ter escolhido encerrar sua trajetória, assim como fez no passado com Burnout.

Para os fãs, resta a esperança de que, em algum momento, a publisher decida resgatar a marca. Mas, pelo cenário atual, parece que a velocidade vai dar lugar às batalhas militares pelos próximos anos.

Confira também: Vazou!? Suposto carro policial de Vice City usado em GTA 6 é visto em leilão; Veja as imagens

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: Eurogamer

Dono do Portal Viciados
Seguir:
Luis Andrade é Jornalista, Administrador e Editor-Chefe do Portal Viciados. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de jogos, especializou-se na cobertura da Rockstar Games e da franquia Grand Theft Auto (GTA). Além de focar em jogos de mundo aberto, Luis cobre os ecossistemas PlayStation e Xbox Game Pass. Siga-o no Twitter/X [@lumijean] para análises de mercado e furos de reportagem.
Sair da versão mobile