Nos últimos anos, jogos de mundo aberto como o futuro GTA 6 (Grand Theft Auto VI) e Red Dead Redemption 2 se tornaram cada vez maiores e mais detalhados, oferecendo experiências muito imersivas e grandes.
Você pode conferir mais notícias de GTA 6 no vídeo abaixo:
No entanto, será que os jogadores estão cansando desse formato? Segundo Cameron Williams, ex-designer de jogos de GTA 6 e Red Dead Redemption 2, a resposta pode ser sim.
Os jogadores estão explorando menos?

Durante um painel na GDC 2025, Williams abordou a chamada “fadiga do mundo aberto” e como os desenvolvedores podem lidar com esse problema. Segundo ele, apesar dos jogos oferecerem mapas gigantescos e cheios de atividades, muitos jogadores simplesmente não exploram.
“Os jogadores simplesmente não exploram, certo? Seja porque o jogo é muito focado na ação ou porque eles não são incentivados a fazer isso. Ou ainda porque o jogo exige um grande investimento de tempo, tornando difícil para os jogadores pegarem e largarem quando quiserem”, afirmou Williams.
O designer também destacou que esse problema tem sido agravado pelo crescimento dos jogos free-to-play e live service, que competem diretamente pelo tempo e atenção dos jogadores.
Como os desenvolvedores podem combater a fadiga do mundo aberto?

Do mesmo modo, Williams acredita que um dos maiores desafios é evitar criar um mundo tão vasto que os jogadores fiquem sobrecarregados e não saibam para onde ir.
“Queremos evitar a criação de um espaço de possibilidades tão grande que os jogadores simplesmente não saibam o que escolher”. Ele também destacou que, muitas vezes, mecânicas mal explicadas podem afastar os jogadores: “Qualquer desenvolvedor de FPS sabe disso. Pedir para um jogador olhar para cima e depois 45 graus para a esquerda já é uma tarefa difícil.”
O exemplo de Red Dead Redemption 2 e o futuro no GTA 6

Para ilustrar seu ponto, Williams citou a mecânica de pesca em Red Dead Redemption 2. No jogo, os jogadores aprendem a pescar durante uma missão principal, onde interagem com personagens que ensinam técnicas e truques. Dessa forma, o game introduz a atividade de forma natural, sem jogar a informação de uma vez só.
Não perca nenhuma novidade do mundo dos games! Siga o Portal Viciados nos nossos grupos oficiais:
Mesmo assim, ele reconhece que nem todos os jogadores vão se engajar com essas atividades paralelas. Ele menciona os “beeliners”, jogadores que simplesmente ignoram missões secundárias e vão direto para o conteúdo principal.

Em suma, com GTA 6 prometendo ser um dos maiores jogos da história, a discussão sobre fadiga do mundo aberto se torna ainda mais relevante. Será que a Rockstar Games encontrou soluções para esse problema?
Confira também: E se GTA 6 fosse um anime? Com IA, fãs recriam Trailer 1 no estilo Studio Ghibli
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: gamereactor


