O chefe Matt Booty da Xbox Game Studios, divisão da microsoft para a criação de games com vários estúdios internos disse que está disposto a considerar levar jogos futuros para plataformas rivais da Sony ou Nintendo.
Em entrevista ao site Game Informer, Booty abordou o tema dos exclusivos e comentou que não é uma opção muito fácil a tomar.
“Sim, acho que sim. Penso que a questão é menos binária. Deve estar em Switch?. Será na PlayStation? E mais, faz sentido para a franquia?’
Em outras palavras, é um tipo de jogo em que se beneficiaria do efeito de estar em um monte de plataformas diferentes,talvez por ser um jogo em que podemos apoiá-lo colocando nossos recursos , coisas como xCloud e Game Pass e Xbox Live?
Matt Booty em entrevista ao site Game Informer
Minecraft é um exemplo de jogo da Xbox Game Studios que está em diversas plataformas
Booty ainda deu como exemplo Minecraft que é um dos jogos mais vendidos da PlayStation 4. A Microsoft adquiriu a Mojang, produtora que desenvolveu Minecraft, apenas depois do game estar em diversas plataformas, no entanto, não faria sentido transformar o jogo em um exclusivo de Xbox.
O Chefe da divisão ainda ressaltou que franquias como Forza, Halo e Sea of Thieves são projetadas desde do início para permanecer exclusivas do ecossistema Xbox.