A Microsoft segue reforçando sua presença em mais de uma plataforma. Em nova entrevista, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, voltou a afirmar o compromisso da empresa com uma estratégia multiplataforma, deixando claro que o futuro da marca Xboxé estar presente em todos os lugares, inclusive no PlayStation 5.
Microsoft reforça presença e visão multiplataforma
Durante a conversa com o The Business Podcast Network (TBPN), a qual foi transcrita pelo site Game File, Nadella falou sobre o futuro dos jogos da Microsoft, curiosamente sem mencionar o nome “Xbox” uma única vez.
O executivo reforçou que, após a compra bilionária da Activision Blizzard, a Microsoft agora é o maior publisher do mundo, e quer que seus títulos estejam disponíveis para o máximo de jogadores possível.
“Queremos ser uma publicadora fantástica, semelhante ao que fizemos com o Office. Estaremos em todos os lugares, consoles, PC, mobile, nuvem ou TV. Nosso objetivo é garantir que os jogos sejam aproveitados por todos os jogadores, em qualquer plataforma”.
A fala reforça o que a empresa já vinha sinalizando nos últimos tempos, a era das exclusividades do Xbox está chegando ao fim. Jogos como Sea of Thieves, Hi-Fi Rush e até Starfield já apareceram, ou têm planos de aparecer, no PlayStation e em mais plataformas, e essa tendência deve continuar.
Nadella também comentou brevemente sobre os planos da próxima geração, destacando que a Microsoft quer unir os benefícios do PC e dos consoles em um único ecossistema, mas não comentou diretamente sobre o novo console em si.
Microsoft CEO Satya Nadella was just on TBPN and provided one of the longer answers about his views of the game business that I've seen – Wants to put their games on everything, a la Office | – Wants to revisit console/PC paradigm – "best way to innovate is to have good margins" https://t.co/NB8cP7JPKkpic.twitter.com/DCwlp59crw
Ao concluir, o CEO deixou uma mensagem curiosa sobre o cenário competitivo atual:
“A concorrência dos games não é mais entre consoles. Nossa competição é com o vídeo curto, plataformas como TikTok. Precisamos continuar inovando em como produzimos, distribuímos e monetizamos nossos jogos.”
Com isso, a Microsoft parece traçar um caminho claro, visando menos foco em hardware, e buscando ter mais foco em acessibilidade e presença global.
Se antes a guerra era entre Xbox e PlayStation, agora a empresa parece mirar em um campo bem maior, o da atenção dos jogadores, visando acessibilidade e disponibilidade.
Rafael Vieira é Redator de Tecnologia e Games no Portal Viciados. Analista de Sistemas e Desenvolvedor cofundador da MSW Softworks, Rafael combina paixão por jogos com conhecimento técnico profundo sobre software e hardware.
Sua autoridade na comunidade é validada por sua atuação como Tradutor veterano no Grupo TraduMix / MixMods, uma das maiores referências em modificações de jogos no Brasil. Siga-o no Twitter/X [@rafyron] e Instagram [@rfayron_] para insights sobre desenvolvimento e cultura gamer.