A Ubisoft vem passando por uma fase complicada. Mesmo com lançamentos recentes fazendo sucesso, como Assassin’s Creed Shadows, suas ações despencaram, fazendo com que criasse uma subsidiária com a Tencent, e agora, um memorando interno, revela novas mudanças.
Memorando interno da Ubisoft revela novas mudanças
Em uma matéria exclusiva, o Insider Gaming conseguiu informações sobre um memorando interno da Ubisoft, onde neste, estão contidos alguns planos de mudanças a fim de melhorar o gerenciamento e toda a parte estratégica da empresa.

No dia 27 de março, a Ubisoft anunciou a criação de uma nova subsidiária com a Tencent, mas poucos detalhes foram revelados sobre o impacto dessa mudança, seus funcionários e futuros projetos. O que se sabe é que algumas equipes e propriedades intelectuais serão transferidas para essa nova estrutura.
Com isso, a reação do mercado foi imediata, visto que desde o anúncio, as ações da Ubisoft registraram uma queda de 19%. De acordo com um investidor, essa desvalorização está ligada com a incerteza sobre o futuro da empresa e a falta de transparência em relação à nova estrutura, especialmente com a parceria com a Tencent e sua injeção de capital.

Funcionários da empresa também relataram preocupações. Em entrevistas, há menções de que a comunicação interna tem sido insuficiente, se limitando somente a alguns e-mails gerais.
Alguns acreditam que este anúncio foi feito às pressas, impulsionado pelo sucesso inicial de Assassin’s Creed Shadows.
A preocupação também está se refletindo nos planos da empresa, visto a realocação de funcionários para outras Zonas de desenvolvimento, alterando toda uma questão de estrutura e organização.
Ubisoft passando por grandes mudanças
Uma das mensagens, assinada por Christophe Derennes e divulgada pelo Insider Gaming, renomado site de Tom Henderson, reforça toda essa incerteza sobre o que pode vir a acontecer com o futuro da Ubisoft.

Veja abaixo o memorando:
“Olá a todos –
Vocês já devem ter visto a mensagem do Yves sobre a decisão de criar uma nova subsidiária que abrangerá as três maiores marcas da Ubisoft: Rainbow Six, Assassin’s Creed e Far Cry. Essa nova entidade continuará fazendo parte da família Ubisoft e seguirá sendo operada por nós, com a Tencent como acionista minoritária. Essa decisão representa um ponto de virada importante após os últimos anos difíceis e é uma oportunidade para a Ubisoft se reconstruir mais forte do que nunca. O que isso significa para nós na Zona 1? Certamente, podemos esperar mudanças significativas em termos de estrutura e organização, já que essas três marcas compõem uma parte considerável da nossa equipe nessa região.
Por ora, o que podemos dizer é que, assim que o acordo for finalizado e confirmado pelas autoridades legais, nossos estúdios em Quebec, Saguenay e Sherbrooke serão totalmente transferidos para a nova entidade, enquanto as equipes de projetos em Montreal serão distribuídas entre a nova entidade e a atual organização da Ubisoft. Já nossos estúdios em Toronto, Winnipeg, Red Storm e Blue Mammoth continuarão operando dentro da estrutura atual. Ainda estamos no início desse processo e sei que vocês devem ter muitas perguntas, mas a resposta curta para “o que vem a seguir” é: precisamos de tempo para entender e estruturar essa mudança, e os próximos meses serão dedicados à definição do plano de transição.
Etapa 1: O anúncio de hoje marca o início da fase de planejamento.
Etapa 2: De agora até o verão, trabalharemos para integrar a nova entidade à estrutura existente e definir o novo modelo para ambos os lados. Haverá uma série de consultas e discussões guiadas ao longo dos próximos meses, com a participação de seus líderes, para garantir o sucesso tanto da Ubisoft quanto da nova entidade.
Etapa 3: Implementação do novo modelo, com um período mais longo para completar a transição. Muitas questões ainda não foram definidas, como a gestão da nova entidade, o futuro da estrutura que criamos na Zona 1 e os impactos sobre os estúdios. Essas respostas surgirão ao longo do processo de planejamento nos próximos meses. No entanto, posso garantir que a Ubisoft continuará sendo uma desenvolvedora de classe mundial, e suas ideias e dedicação continuarão sendo parte fundamental do nosso sucesso.
Tenho certeza de que há muitas dúvidas para as quais ainda não temos respostas. Os diretores gerais (MDs) também foram informados recentemente sobre essa mudança e, assim como eu, ainda não possuem mais detalhes. No entanto, como sempre, nos esforçaremos para manter todos atualizados sobre o progresso dessa transição e compartilhar as decisões assim que possível. Enquanto isso, estamos empolgados com essa oportunidade de reconstruir uma Ubisoft mais forte e maximizar as contribuições de todos os nossos talentos.
Agradeço a paciência e a resiliência de vocês. Passar por mudanças nunca é simples, e essa será uma grande (e importante) transformação para nós e para o futuro da Ubisoft. Meu pedido a vocês é que continuem focados no que fazem de melhor e onde têm o maior impacto: criar grandes jogos que enriquecem a vida dos nossos jogadores. Sou grato por poder contar com a cooperação de todos enquanto avançamos juntos.
Christophe
Diretor Administrativo, Zona 1

Em resumo, o futuro da empresa segue sendo colocado à prova. Uma sequência de decisões preocupantes e lançamentos polêmicos, não ajudaram a mudar este cenário. É esperado que em breve apareçam notícias animadoras, e que com o auxílio da Tencent, bons frutos sejam colhidos.
Confira também: Assassin’s Creed Invictus pode ser lançado ainda neste ano, aponta Tom Henderson
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Insider Gaming