O presidente do Brasil, Lula da Silva, criticou duramente os videojogos em uma reunião recente com ministros e governadores, afirmando que eles ensinam violência às crianças e não há jogos para educar sobre o amor pelo próximo.

Ele também associou essa forma de entretenimento aos ataques violentos que estão ocorrendo nas escolas do país, afirmando que é preciso encontrar medidas para evitar casos como o de Blumenau, onde um homem matou quatro crianças.

Você pode conferir a declaração polêmica abaixo:

Confira no YouTube: Segurança nas escolas: Lula faz reunião para ações integradas

Segundo Lula, os games são jogos que ensinam as crianças a matar, e cada vez mais com maior intensidade do que na Segunda Guerra Mundial. Ele argumentou que não há jogos que falem de amor ou educação, e que essa falta de diversidade nos jogos é preocupante.

“Não existe jogos a falar de amor. Não existem jogos sobre educação. É jogo a ensinar crianças a matar. E cada vez, muito mais morte do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar no jogo que essas crianças jogam. É o meu filho, é o filho de cada um de vós. São os meus netos, é o neto de cada um de vós”

Por outro lado, Lula admitiu que podem existir exceções aos jogos violentos, mas considera-as raras.

Lula da Silva | Presidente do Brasil critica jogos por ensinar violência às crianças.

“Duvido que exista uma criança de 8 anos, de 9 anos, de 10 anos, de 12 anos que não esteja habituada a passar grande parte do tempo a jogar essas porcarias. E mais, hoje as crianças jogam com pessoas de outro país. Passam as noites a jogar. E tudo resulta nessa violência no meio de crianças”

A posição do presidente Lula gerou controvérsias nas redes sociais, com a maioria dos usuários criticando sua postura em relação aos jogos eletrônicos.

Em suma, alguns argumentam que jogos violentos não são necessariamente responsáveis por comportamentos violentos nas crianças e que a educação dos pais é fundamental na formação de valores éticos e morais.

Confira também: Controle DualSense do PlayStation 5 está com 153 reais de desconto por tempo limitado

Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no FacebookTwitter e Instagram!

Fonte: Eurogamer