Portal ViciadosPortal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6
  • Rockstar
Lendo: Como os jogos de Fumito Ueda se conectam?
Portal ViciadosPortal Viciados
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Pesquise
  • Todas as matériasPágina inicial
  • Xbox
  • PlayStation
  • Windows
  • Reviews
  • GTA 6
  • Rockstar

Home - Notícias de Games - Como os jogos de Fumito Ueda se conectam?

Notícias de Games

Como os jogos de Fumito Ueda se conectam?

Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian estão conectados?

Por: Bruno Souza - Redator convidado do Portal Viciados
Published: 11 de agosto de 2025
4
Compartilhar
8 min. de leitura
O Portal Viciados pode ganhar uma comissão se você comprar através dos nossos links.
Barra de Promoção
ENTRE NOS GRUPOS OFICIAIS DO PORTAL VICIADOS E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!
WHATSAPP TELEGRAM NEWS
- Continua após os anúncios -

Os jogos Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, criados pelo visionário japonês Fumito Ueda, formam uma trilogia marcada não apenas pela estética minimalista e narrativa sutil, mas também por uma conexão misteriosa que fascina fãs há anos.

Confira a explicação dos 3 jogos de Fumito Ueda que o nosso parceiro Bru fez de maneira detalhada para mais informações:

CONFIRA: EXPLICANDO COMO THE LAST GUARDIAN, SHADOW OF THE COLOSSUS E ICO FAZEM PARTE DO MESMO UNIVERSO!

Apesar de suas histórias parecerem isoladas à primeira vista, um garoto tentando escapar com uma garota, um jovem enfrentando colossos para reviver sua amada e uma criança em fuga com uma criatura mística, há elementos recorrentes como arquitetura ancestral, temas de sacrifício, laços emocionais e comunicação sem palavras que sugerem um universo compartilhado.

A influência de Ueda é tamanha que inspirou até criadores como Hidetaka Miyazaki (Dark Souls), e seu novo projeto com a GenDesign, Project Robot, anunciado no The Game Awards 2024, reacendeu teorias e expectativas sobre possíveis novas conexões nesse universo. Assim, mesmo com interpretações diversas, uma coisa parece cada vez mais clara: os três títulos contam partes distintas de uma mesma grande história.

Matéria continua após artigos sugeridos:

GTA Online DLC Mansões: data, horario e todas as novidades da atualização do Michael
Retrospectiva 2025 da PlayStation já está disponível: Veja como você pode fazer a sua
Fim do mistério! Estátua misteriosa do TGA 2025 tem jogo descoberto em novos registros
Acordo Netflix e Warner Bros. de US$ 83 bilhões não considera divisão de jogos que criou Hogwarts Legacy
Battlefield 6 | Problemas de desempenho no BF 6 após patch de inverno enfurece jogadores
- Continua após os anúncios -

Elementos dos 3 jogos de Fumito Ueda que se conectam

Ao analisar com atenção Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, fica claro que Fumito Ueda constrói seu universo com extrema intencionalidade — nada em seus jogos está ali por acaso. Elementos recorrentes como sombras, chifres, a cor ciano, grandes estruturas e o conceito de absorção ou persuasão são peças-chave que sugerem uma ligação profunda entre as três obras.

Em Ico, o protagonista e outras figuras carregam chifres, enquanto sombras tentam capturar Yorda; em Shadow of the Colossus, o protagonista Wander ganha chifres ao absorver a essência sombria de Dormin, e essa mesma sombra emana dos colossos abatidos; em The Last Guardian, a criatura Trico e as armaduras inimigas também apresentam chifres e são movidas por sombras.

A cor ciano surge como um elemento visual que representa poder ou espiritualidade em todos os jogos, aparecendo nos olhos, nos ataques, nas armas e em artefatos importantes. Já as estruturas colossais — o castelo de Ico, o templo de Shadow of the Colossus, e a torre de The Last Guardian — desabam quando suas forças místicas são derrotadas, reforçando a ideia de que essas construções dependem de uma mesma energia vital.

- Continua após os anúncios -

Esses padrões visuais e narrativos apontam para uma entidade ou força comum por trás das três histórias, sustentando a teoria de que os jogos de Ueda compartilham um universo interligado e atemporal, onde os mesmos princípios e mitologias se repetem sob diferentes formas.

The Last Guardian

Uma teoria crescente aponta The Last Guardian como o início cronológico da trilogia, centrando-se em uma entidade sombria chamada Mestre do Vale, que utiliza tecnologia ancestral para manipular criaturas chamadas Tricos, sequestrar crianças e extrair sua energia vital. Essa energia seria usada para alimentar a própria existência da entidade e manter a imponente Torre do Ninho de pé. Inspirado por elementos do Taoísmo — com os conceitos de Yin, Yang e Qi representados pelas cores preta, branca e ciano — o universo de Ueda sugere um ciclo de luz, escuridão e espírito que atravessa seus três jogos.

Após sua queda, o Mestre do Vale teria migrado para outra terra, assumindo uma nova forma e identidade como Dormin em Shadow of the Colossus, onde continua seus planos destrutivos ao manipular seres vivos e energia mística. Derrotado novamente, seus fragmentos seriam selados em 16 colossos, até que um novo personagem, Wander, movido por amor e desespero, rompe esse equilíbrio para tentar ressuscitar Mono, dando início aos eventos de Shadow of the Colossus e plantando as sementes que germinariam no mundo de ICO.

- Continua após os anúncios -

Shadow of the Colossus

Apesar de outros andarilhos já terem tentado atravessar aquelas terras — como indicam ruínas e estruturas danificadas — apenas Wander, portando a espada anciã, consegue libertar Dormin ao eliminar os 16 colossos.

No entanto, sua vitória tem um preço alto: ao final, Dormin possui seu corpo e é novamente selado por Lorde Emon, deixando apenas vestígios da entidade nas terras e no próprio Wander, que renasce como um bebê com chifres — marcando a origem da maldição que daria sentido aos eventos de ICO. A teoria sugere que a essência masculina de Dormin foi selada com Wander, enquanto a essência feminina permaneceu viva em Mono, cuja frieza após a ressurreição indica uma possível fusão com a entidade. A destruição da ponte de acesso e o selamento final consolidam a maldição e apontam para a criação do ciclo sombrio que rege o universo de Ueda.

Ico

A alma feminina de Dormin, que havia possuído o corpo revivido de Mono, passa a existir como uma entidade mortal. Para garantir sua imortalidade, ela se torna a Rainha de ICO, perpetuando sua alma através de suas filhas em rituais que envolvem a morte e a transferência espiritual — um ciclo sombrio que pode ser observado pelas tumbas presentes no castelo e pela Espada da Rainha, que poderia ser uma evolução da Espada Ancestral, usada para realizar o processo de transferência de vida.

Paralelamente, a maldição herdada da parte masculina de Dormin segue viva, e meninos com chifres passam a nascer, sendo levados ao castelo para morrer, impedindo o ressurgimento da entidade. Um deles é Ico, protagonista do último jogo, que possivelmente representa a reencarnação de Wander, agora destinado a pôr fim à maldição que ele mesmo iniciou milhares de anos antes.

A presença de 53 sombras com chifres em ICO indica que outros garotos já foram sacrificados antes dele, e que sua luta é a última chance de quebrar esse ciclo. Com a morte da Rainha e o colapso de seu castelo — assim como vimos acontecer com a Torre de The Last Guardian e o templo de Shadow of the Colossus —, Ico escapa com a ajuda de Yorda, filha da Rainha, que muitos acreditam ser a reencarnação de Mono. Ao acordar em uma praia, Ico a reencontra, marcando um fim simbólico à maldição. Após milênios de tragédias, manipulações e sacrifícios, a essência de Wander e Mono, agora em Ico e Yorda, enfim encontra paz.

Em suma, Fumito Ueda planeja lançar mais um jogo futuramente com o codinome Project Robot e muitos querem saber se há alguma conexão com seus 3 jogos já lançados.

Confira também: Mega Man | Um novo produtor pode ser nomeado em breve

Gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!

MARCADO:Fumito UedaIcoShadow of the ColossusThe Last Guardian
Por:Bruno Souza
Redator convidado do Portal Viciados
Seguir:
Editor, dublador, ator, redator no Portal Viciados e criador do canal do YouTube Bru.
Artigo anterior Novidades em GTA Online: Novas Corridas da Comunidade, bônus em missões do Martin Madrazo e muito mais
Próximo artigo Dragon Age | EA rejeita propostas da BioWare para remasterizar trilogia original Dragon Age | EA rejeita propostas da BioWare para remasterizar trilogia original
FacebookGostei
XSeguir
TelegramSeguir
WhatsAppSeguir

Confira também:

GTA Online no PlayStation; Sony preparou grande surpresa para os fãs da Rockstar
9 de dezembro de 2025
GTA RP | FiveM da Rockstar Games vai chegar ao Steam; Vaza informações no SteamDB
9 de dezembro de 2025
Assassin’s Creed Black Flag Resynced é classificado e novidades podem chegar em breve
9 de dezembro de 2025
Review de Zootopia 2 | Uma continuação madura, emocionante e visualmente impecável
9 de dezembro de 2025
Netflix reage à investida hostil da Paramount para comprar a Warner Bros
9 de dezembro de 2025

Você pode gostar:

Animes, Mangás & Comics

One Piece terá pausa após final de Egghead; episódio derradeiro chega neste dia

Luis Andrade
Por: Luis Andrade
2 min. de leitura
Notícias de Games

Acionista da Square Enix denuncia estagnação e cobra mudanças urgentes na gestão

Por: Guilherme Bravo
3 min. de leitura
Red Dead Redemption

RDR 1 na PlayStation Plus; Quanto tempo Red Dead Redemption ficará no PS Plus?

Luis Andrade
Por: Luis Andrade
2 min. de leitura

O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.

Portal Viciados - Aqui, Primeiro!

Nossas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Telegram

Assuntos Em Alta:

  • GTA 6 (Grand Theft Auto VI)
  • God Of War
  • Roblox
  • PS Plus (PlayStation Plus)
  • Prince Of Persia Remake
© 2019 - 2025 Portal Viciados
  • Sobre o Portal Viciados
  • Estatuto editorial
  • Contato
  • Equipe
  • FAQ
  • WhatsApp & Telegram
  • Parceiros
  • Verificação de fatos
  • Remoção de conteúdo
  • Privacidade e Termos de Uso
  • RSS
  • Sitemap
Olá redator do Portal Viciados! :D

O Portal Viciados é o seu site de notícias de games, com destaque para GTA 6, Rockstar Games e os maiores lançamentos do mundo gamer.

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?