A Microsoft tem investido cada vez mais na integração entre o Xbox e o ecossistema do Windows, e essa estratégia pode moldar o futuro dos consoles e do desenvolvimento de jogos da empresa, assim diz Jez Corden, do Windows Central, que comenta sobre como a companhia pretende unificar suas plataformas.
O futuro do desenvolvimento de jogos no Xbox
Uma das principais revelações é que a Microsoft está se afastando gradualmente do ambiente “ERA” (camada de software e API usada para rodar jogos nesses consoles) do Xbox One e Xbox Series X|S, visto que o tradicional Win32 está se tornando o padrão para o desenvolvimento dos futuros consoles da empresa.

Tal ação pode representar uma mudança significativa na forma como os jogos são desenvolvidos e distribuídos nos consoles da Microsoft. A adoção do Win32 como base principal de desenvolvimento pode tornar a transição entre o Xbox e o Windows mais fluida, reduzindo limitações técnicas para desenvolvedores e potencialmente permitindo que jogos rodem de maneira mais eficiente em diferentes dispositivos.
Vale dizer que informações recentes apontavam que o próximo Xbox, seria praticamente um PC conectado à sua TV, podendo já usar o Win32 como base.
Com a transição para o Win32, uma grande questão que surge é o que acontecerá com a biblioteca de jogos que foram criados para o ambiente ERA do Xbox One e Xbox Series. Para resolver essa questão, a Microsoft pode buscar por soluções de emulação, garantindo que títulos antigos possam continuar sendo jogados nos consoles futuros, uma vez que a preservação de jogos, é um tema amplamente discutido.

O uso do Win32 também pode beneficiar dispositivos como o ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion Go, que utilizam o Windows como sistema operacional, onde, com essa nova abordagem, existe a possibilidade de que jogos nativos de Xbox possam ser mais facilmente adaptados para rodar nesses dispositivos portáteis.
Não perca nenhuma novidade do mundo dos games! Siga o Portal Viciados nos nossos grupos oficiais:
No entanto, essa mudança de plataforma de desenvolvimento, ainda carrega consigo diversas incertezas sobre até que ponto esses jogos poderão ser executados sem restrições.
Ainda pode haver alguns contratos podem limitar o uso de determinados títulos em hardware não certificado pela Microsoft, assim como a questão de tal jogo ser certificado pela Valve para rodar no Steam Deck.

A decisão da Microsoft de integrar ainda mais o Xbox com o ecossistema do Windows pode representar um grande avanço para a plataforma. A adoção do Win32 como padrão para os futuros consoles pode trazer maior facilidade para os desenvolvedores.
Confira também: Xbox e Steam? Microsoft deixa vazar imagem de interface com suporte aos jogos da Valve
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Reddit e Windows Central



