Jason Schreier, renomado jornalista, trouxe à tona algumas reflexões que podem mudar a forma como vemos as gigantes do setor, especialmente a Microsoft com o Xbox. Desde os últimos anos, a indústria dos games tem passado por mudanças significativas, e o futuro dos consoles está mais incerto do que nunca.
Jason Schreier comenta sobre o futuro do Xbox
Em um recente artigo à Bloomberg, Schreier abordou o impacto das exclusividades no mercado de games, destacando o movimento em direção a uma estratégia multiplataforma, como Final Fantasy VII Rebirth, da Square Enix, que, após seu lançamento exclusivo para PlayStation 5, será disponibilizado para PC.
Outro exemplo foi o recente Indiana Jones e o Grande Círculo, jogo desenvolvido sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios, está chegando ao PlayStation 5.
Schreier acredita que os exclusivos não são mais tão atraentes quanto antes: “Os jogos custam muito para serem desenvolvidos, e ignorar plataformas como a Steam é perder uma fatia enorme do mercado”, explicou.
Segundo ele, essa estratégia de manter títulos limitados a somente uma única plataforma está se tornando insustentável, com a exceção de empresas como a Nintendo, que segue um modelo tradicional de exclusividade com seus títulos icônicos.
No caso da Microsoft, o jornalista prevê que, em 2025, o Xbox pode se tornar totalmente multiplataforma, o que significa que títulos antes exclusivos para consoles da empresa poderão chegar simultaneamente a PCs e até mesmo a rivais como o PlayStation.
Segundo Schreier, a base dos consoles não está crescendo no mesmo ritmo que os custos de produção de jogos, logo, empresas como a Sony e a Microsoft estão se adaptando para maximizar receitas, disponibilizando seus títulos em mais plataformas.
O futuro pode ser um resultado onde a divisão entre Xbox e PlayStation seja cada vez mais difusa, com ambos focados em serviços e ecossistemas, como o Game Pass e o PlayStation Plus. “A matemática da exclusividade simplesmente não faz mais sentido”, concluiu Schreier.
No entanto, a única incógnita é a Nintendo. No entanto, com a chegada do sucessor do Switch e a pressão por inovação, resta saber por quanto tempo a Nintendo conseguirá sustentar esse modelo.
Com o lançamento de novos consoles e o avanço de serviços em nuvem, como o Xbox Cloud Gaming, o mercado está em constante transformação. Se a previsão de Schreier estiver correta, 2025 poderá marcar uma nova era para o Xbox e a indústria em si.
Confira também: Nova geração do DLSS da Nvidia pode estrear junto da série RTX 5000
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter (X) e Instagram!
Fonte: Bloomberg