O InZOI, lançado em acesso antecipado no final de março, foi um sucesso impressionante, vendendo 1 milhão de cópias na primeira semana na Steam e mantendo avaliações positivas na plataforma. Como o primeiro concorrente real do The Sims 4, que dominou o espaço de simulação de vida por 25 anos, muitos jogadores estavam ansiosos para experimentar algo novo.
Mas a recente queda no número de jogadores gerou preocupações. Será que isso indica problemas para o futuro do jogo?
A queda no número de jogadores de InZOI explicada

Nas semanas após o lançamento do InZOI, o número de jogadores diminuiu significativamente. Na semana de lançamento, o pico de jogadores simultâneos ultrapassou 87.000. Apenas duas semanas depois, esse número caiu mais de 90%, chegando a apenas 5.500 jogadores. Alguns gamers expressaram preocupações sobre o uso de IA generativa pelo InZOI, a falta de gameplay e o sistema de karma, que alguns consideram irritante.
Esses números parecem alarmantes à primeira vista, mas talvez não seja tudo má notícia para o InZOI. O interesse inicial em jogos, especialmente aqueles em Acesso Antecipado, tende a atingir o pico no lançamento e experimentar uma queda acentuada logo depois. Outros jogos em Early Access, como o Palworld, viram um padrão semelhante, onde o número de jogadores atingiu o pico no lançamento e depois caiu.
No entanto, o interesse dos jogadores no Palworld voltou a subir com cada atualização, e o jogo se tornou incrivelmente bem-sucedido após à implementação de mais atualizações.
Por que ainda há esperança para o InZOI

É provável que isso também aconteça com o InZOI. Embora o número de jogadores tenha visto uma queda dramática, é provável que esse número aumente drasticamente quando a próxima grande atualização for lançada em maio de 2025.
Os jogadores tendem a explorar as novidades que a atualização traz e depois deixam o jogo até que a próxima atualização seja lançada. Como os jogos em Acesso Antecipado são inacabados e muitas vezes faltam recursos importantes que se tornarão básicos, o interesse dos gamers pode diminuir conforme eles atingem barreiras de conteúdo.

O número de jogadores tende a aumentar novamente após uma atualização, especialmente se ela trouxer novos recursos e melhorias na qualidade de vida. O jogo tem sido transparente sobre seus lançamentos de conteúdo planejados e o roadmap do Acesso Antecipado do InZOI. As atualizações planejadas incluem um novo mundo, fantasmas jogáveis, suporte para mods, trapaças, atualizações no modo de construção, mais opções ao editar a cidade, árvores genealógicas e muito mais.
Esses recursos serão adicionados gradualmente ao longo de 2025. Alguns deles vão abordar certas preocupações dos jogadores, como fantasmas jogáveis e mais opções de personalização para cidades. Ambas as opções estão fortemente ligadas ao sistema de karma e devem torná-lo muito diferente do que é agora.
O InZOI também foi criticado por ter uma jogabilidade superficial, mas mais recursos de gameplay serão adicionados nas atualizações, o que provavelmente ajudará o jogo a manter números mais altos de jogadores nos próximos meses.
Confira também: Nintendo quer forçar Discord a revelar identidade do responsável por vazamento de Pokémon
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram.
Fonte: Gamerant