Connect with us

Tecnologia

Intel celebra os 50 anos do Intel-4004!

Há 50 anos atrás, um microprocessador mudaria o rumo da informática para sempre, o revolucionário Intel 4004 era lançado!

Published

on

Há 50 anos atrás, um microprocessador mudaria o rumo da informática para sempre, o revolucionário Intel 4004 era lançado!

Hoje, dia 15 de novembro, a Intel está celebrando os 50 anos de seu primeiro processador, o Intel 4004, lançado originalmente lá em 1971, foi a partir dele, que chegamos no nível destes processadores atuais, com altas contagens de núcleos e threads e clocks elevados!

A fabricante de processadores Intel, foi fundada em 18 de julho de 1968, com sua sede em Mountain View na Califórnia. Hoje a sede da empresa se localiza em Santa Clara também na Califórnia, no entanto, como um ponto de referência, ela se encontra na região do Vale do Silício, principal material dos chips e componentes eletrônicos.

Intel celebra os 50 anos do Intel-4004! 1
Essa foi a primeira logo da fabricante!

A Intel começou a fabricar microprocessadores em 1969 a pedido da Nippon Calculating Machine Corporation, uma empresa que fabricava máquinas de calcular, a precursora das calculadoras eletrônicas de hoje. Esta empresa estava exigindo um conjunto de circuitos integrados para um protótipo de uma calculadora de engenharia, conhecida como Busicom 141-PF.

Vendo a demanda da empresa, o engenheiro, Federico Faggin, juntamente com Stan Mazor, Marcian E. Hoff, conseguiram fazer um conjunto de 12 chips customizados e a partir destes 12, criou-se um único com base em 4 chips, foi onde surgiu a primeira versão do famoso Intel 4004, o que foi possível atender às necessidades da NCMC. E como curiosidade, foi um processador feito na litografia de 10 micrômeros, ou seja, 10.000 nanômetros! Impressionante, não?!

Intel celebra os 50 anos do Intel-4004! 2
Um pequeno besouro. Este é o Intel 4004!

Este microprocessador era do tamanho de uma unha humana, sua principal característica foi ser capaz de possuir o mesmo desempenho e eficiência energética que os grandes computadores que ocupavam salas e mais salas. O 4004 ajudou a moldar o que vemos hoje, onde este inaugurou uma tecnologia de design lógico aleatório.

O engenheiro Federico Faggin disse uma vez: Em 1970 estava mais do que claro que os microprocessadores mudariam a forma como projetamos sistemas, passando do hardware para o software. Mas a velocidade com que os microprocessadores se desenvolveram ao longo do tempo e foram adotados pela indústria foi realmente surpreendente.

E foi o que se sucedeu, hoje com a 12ª Geração Alder Lake-S e Alder Lake-P, chegou no que é devido ao Intel 4004, obviamente é infinitas vezes superior ao 4004, mas pense comigo, um processador de um tamanho de um besouro, foi capaz de mudar a indústria da informática para sempre; isso é fantástico! A Intel postou uma foto onde compara a evolução entre estes dois, e é incrível ver como tudo foi evoluindo!

Intel celebra os 50 anos do Intel-4004! 3
Créditos: Intel

Confira também: Homem-Aranha | Trailer sairá amanhã; Confira!

Enfim, gosta do Portal Viciados? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e no Twitter!

FonteWCCFTech e Intel

Jornalista e Redator do Portal Viciados, criador de mods de tradução para Grand Theft Auto nos tempos livres, gosta de tecnologia com foco para as marcas da AMD, Intel e Nvidia.

Advertisement

Confira também