Os funcionários, dá id Software, estúdio icônico responsável pela criação de Doom, que pertence à Microsoft, votaram pela sindicalização através da CWA (Sindicato dos Trabalhadores da Comunicação da América). A decisão foi oficialmente reconhecida pela gigante de tecnologia.
Microsoft agora tem quase 4 mil trabalhadores sindicalizados

A movimentação acontece após os trabalhadores de controle de qualidade se tornarem o primeiro grupo da Microsoft a formar um sindicato com representação da CWA em 2023. Com isso, a id Software agora está completamente sindicalizada, incluindo desenvolvedores, artistas, programadores e outras funções.
“O esforço de organização abrangente na id Software era extremamente necessário. É incrivelmente importante que os desenvolvedores de toda a indústria se unam para resistir a todas as mudanças unilaterais no ambiente de trabalho que estão sendo impostas pelos executivos do setor”, afirmou Andrew Willis, membro do comitê organizador da CWA Local 6215 e produtor da id Software.
Willis reforçou que “o sindicato é uma forma de nós, os desenvolvedores, retomarmos o controle da indústria que amamos e garantirmos que ela ofereça produtos de alta qualidade, produzidos por trabalhadores qualificados, que tenham benefícios de saúde e estabilidade no emprego, além dos lucros trimestrais.”
Movimento da id Software ganha força em meio à instabilidade do setor

Com essa representação, a Microsoft passa a ter quase 4.000 trabalhadores representados por sindicatos. Caroline Pierrot, membro do comitê organizador da CWA Local 6215 e artista sênior de efeitos visuais da id Software, compartilhou seu orgulho em participar do movimento.
“Num setor que se mostrou muito instável nos últimos anos, mais sindicatos significam mais poder para os trabalhadores e uma chance real de moldar o futuro do setor para melhor”, destacou Pierrot.
A mobilização acontece paralelamente aos protestos de membros do United Videogame Workers (CWA) durante a cerimônia do The Game Awards, contra cancelamentos de jogos, fechamento de estúdios e demissões em massa. O sindicato foi lançado pela CWA para representar trabalhadores da indústria de videogames na América do Norte e no Canadá.
Em maio, a CWA negociou um novo contrato com a equipe da ZeniMax Media na Microsoft, estabelecendo “novos padrões para o setor”.
Confira também: Criador de Yakuza anuncia Gang of Dragons no TGA 2025 e promete rivalizar com Like a Dragon
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: eurogamer



