GTA Online & GTA 6 | Vazam imagens do sistema de verificação de idade

Imagens vazadas revelam como será o sistema de verificação de idade em GTA Online, que pode ser adotado também em GTA 6.

Por: Luis Andrade - Dono do Portal Viciados
Barra de Promoção
TUDO SOBRE GTA 6! LEAKS, TRAILERS, RUMORES E MAIS... TÁ TUDO NOS NOSSOS GRUPOS!

GTA Online (Grand Theft Auto Online) pode estar prestes a passar por uma das maiores mudanças da sua história, e, ao que tudo indica, o GTA 6 também será afetado.

Isso porque vazaram imagens do sistema de verificação de idade que a Rockstar Games estaria testando, e o novo recurso tem levantado polêmicas entre a comunidade, especialmente os jogadores mais jovens.

Confira no YouTube: O GTA 6 será PROIBIDO a MENORES DE IDADE?! – Como é que isso vai funcionar?!

As capturas de tela, divulgadas pelo conhecido dataminer @TezFunz2, revelam como será o menu de verificação de idade dentro do jogo e trazem indícios fortes de que a medida pode se tornar obrigatória em breve.

Imagens mostram como será a verificação de idade em GTA Online e possivelmente em GTA 6

Nas imagens divulgadas, é possível ver que os jogadores precisarão confirmar sua idade antes de acessar os servidores online. Um aviso será exibido no menu principal de GTA Online, exigindo a verificação de idade antes do login.

Confira as imagens vazadas ao longo da matéria:

Além disso, dentro das configurações do jogo, uma nova aba chamada “Configurações Adicionais” indica se o jogador já teve sua idade verificada, e se ele tem acesso ao modo online, à loja do jogo e até aos uploads do Snapmatic.

Outro print mostra a tela onde será exibido um QR Code. Ao escanear esse código com o celular, o jogador será direcionado a um site da Rockstar Games, onde poderá concluir o processo de verificação, possivelmente enviando documentos oficiais ou dados biométricos.

Por que isso está acontecendo?

A implementação do sistema de verificação de idade estaria ligada à pressão legal de países europeus, como Reino Unido, França, Itália e Espanha, onde novas leis de segurança online exigem que as empresas protejam menores de idade em ambientes digitais.

Uma dessas leis é o Online Safety Act, em vigor no Reino Unido, que obriga plataformas digitais e jogos a verificarem a idade dos usuários para evitar a exposição de menores a conteúdos impróprios.

A Rockstar Games, portanto, pode estar se antecipando às exigências, testando esse recurso em GTA Online para já estar pronta quando o GTA 6 for lançado.

E no Brasil?

Por enquanto, não há confirmação oficial se esse sistema será implementado no Brasil. No entanto, caso a verificação de idade vire padrão global, é possível que os jogadores brasileiros também precisem comprovar a maioridade para acessar o GTA 6 e suas funcionalidades online.

Controle maior do Estado?

Esse sistema tem gerado bastante polêmica, especialmente entre os defensores da privacidade digital. Muitos fãs e usuários enxergam essa tecnologia como uma forma de vigilância velada, que pode abrir precedentes perigosos para o controle governamental sobre o comportamento online das pessoas.

A principal preocupação é que, ao classificar e rastrear o conteúdo que consumimos, acessamos ou compartilhamos, o Estado poderia acabar determinando o que é aceitável ou não na internet, enfraquecendo a liberdade de expressão.

Confira também: Jornalista confiável afirma que Red Dead Redemption 2 será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series S/X

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no FacebookX Instagram!

Fonte: rockstarintel

Dono do Portal Viciados
Seguir:
Luis Andrade é Jornalista, Administrador e Editor-Chefe do Portal Viciados. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de jogos, especializou-se na cobertura da Rockstar Games e da franquia Grand Theft Auto (GTA). Além de focar em jogos de mundo aberto, Luis cobre os ecossistemas PlayStation e Xbox Game Pass. Siga-o no Twitter/X [@lumijean] para análises de mercado e furos de reportagem.
Sair da versão mobile