O Discord secreto dos funcionários despedidos da Rockstar Games vazou, e o conteúdo das conversas internas revela tensões, críticas e preocupações que motivaram as demissões em massa que abalaram a empresa meses antes do lançamento de GTA 6.
A investigação do canal People Make Games trouxe novas informações que mostram o debate sobre transparência, sindicatos e ambiente de trabalho dentro da Rockstar Games e da Take-Two Interactive.
O que foi descoberto no Discord interno da Rockstar Games? Tinham informações de GTA 6?

Segundo a apuração do canal People Make Games, jornalistas tiveram acesso a mensagens trocadas dentro de um servidor Discord privado, utilizado por funcionários da Rockstar interessados em participar do sindicato britânico IWGB.
O servidor existia desde 2022 e funcionava como um espaço seguro para:
- Discussões sobre condições de trabalho.
- Comparações de salários e bônus.
- Organização sindical.
- Debates sobre mudanças internas.
- Reações às recentes demissões na indústria.
- Não tinha conteúdo de GTA 6.
Apesar de restrito, o Discord possuía mais de 300 membros no auge, todos verificados como funcionários da Rockstar Games ou representantes sindicais. A suspeita é de que um dos participantes tenha levado as mensagens para a liderança da empresa.
Como a Rockstar Games ganhou acesso às mensagens?

O vídeo relata que a situação começou no início de outubro, quando a Rockstar implementou mudanças severas nas regras de uso do Slack interno.
O que é o Slack?
O Slack é uma plataforma de comunicação similar ao Discord voltada para empresas e equipes que precisam organizar conversas e colaborar de forma rápida.
Ele funciona como um hub onde você pode criar canais específicos para projetos, departamentos ou temas, enviar mensagens, compartilhar arquivos, integrar ferramentas externas e fazer chamadas de voz ou vídeo.
Canais de temas gerais foram removidos, incluindo o popular canal sobre jogos, onde funcionários também partilhavam notícias de demissões da indústria e utilizavam o emoji da “sementinha” para expressar solidariedade aos sindicalizados e colegas.
Do mesmo modo, a medida gerou indignação, e as discussões migraram imediatamente para o Discord. Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:
Quando alguns funcionários começaram a compartilhar no Discord trechos de e-mails internos, enviados após o expediente e inacessíveis fora do escritório, pelo menos um membro decidiu avisar a gerência.
Isso teria desencadeado uma investigação, dando à Rockstar Games motivos formais para considerar que informações internas estavam sendo divulgadas “em um fórum público”. Dias depois, 34 funcionários foram demitidos por “má conduta grave”.
O conteúdo das mensagens que teria motivado as demissões

Segundo as capturas divulgadas, o Discord continha:
- Críticas às novas regras do Slack.
- Questionamentos sobre a justificativa da Rockstar Games.
- Frustração com decisões que afetavam o moral da equipe.
- Conversas sobre organização sindical.
- Comparações de salários e bônus, mas permitidos por lei no Reino Unido.
Não há qualquer indício, segundo a fonte, de que informações de desenvolvimento de GTA 6 ou detalhes sigilosos do jogo tenham sido compartilhados.
A reportagem ainda destaca as situações graves: funcionários antigos, alguns com mais de 10 anos de casa, foram escoltados para fora do prédio sem poder se despedir. Outros, que dependiam do emprego para manter o visto de residência no Reino Unido, agora enfrentam a possibilidade de precisar abandonar o país.
Embora a Rockstar Games e a Take-Two tenham se recusado a comentar o vazamento, o sindicato IWGB afirma que lutará judicialmente para provar que as demissões foram ilegítimas.
Esta grande polêmica chega em um momento que GTA 6 foi adiado para o final de 2026, no entanto, insiders e jornalistas afirmam que o adiamento nada tem a ver com os recentes despedimentos.
Em suma, GTA 6 (Grand Theft Auto VI) chega para PlayStation 5 e Xbox Series S/X a 19 de novembro de 2026.
Confira também: GTA 6 | Nova DLC do GTA Online pode ser um teste para Grand Theft Auto VI
Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias, Google Discover, WhatsApp e Telegram. Também faça parte da discussão no Facebook, X (Twitter) e Instagram!
Fonte: People Make Games


