A equipe do Digital Foundry analisou minuciosamente o segundo trailer de GTA 6, revelando detalhes impressionantes sobre os avanços técnicos da Rockstar Games, que evoluiu muito seu motor gráfico, a RAGE.
Você pode conferir outras notícias de GTA 6 no vídeo do nosso parceiro SanInPlay:
GTA 6 e seus grandes avanços gráficos com a nova versão da RAGE
Segundo o time especialista, o game parece estar adotando uma abordagem gráfica extremamente ambiciosa, tanto que pode não haver um modo de desempenho a 60 FPS nos consoles.

De acordo com a análise, o jogo está atualmente rodando a 1152p com upscaling via FSR1, tecnologia que deve ser substituída futuramente por FSR2 ou PSSR no PS5 Pro. Apesar da resolução relativamente baixa no momento, a qualidade visual geral impressiona, especialmente com a implementação de Ray Traced Global Illumination (RTGI).
A iluminação rasterizada foi completamente abandonada, visto que todo o sistema de luz agora é baseado em ray tracing, o que permite um realismo inédito, especialmente em cenas com personagens e veículos.
Os reflexos também chamam atenção, embora nem todas sejam ray traced, visto que algumas utilizam SSR (Space Screen Reflections), os reflexos em vidros, superfícies plásticas e janelas de veículos são descritos como “extremamente bem implementados”.

A cena de Jason dirigindo pelo bairro foi destacada como um dos pontos altos da análise, com reflexos realistas por toda a ambientação.
Outro ponto que chamou atenção é o novo sistema de renderização de cabelo baseado em fios individuais. A tecnologia está sendo elogiada como “tremenda”, ainda que pesada para o desempenho geral. Provavelmente, o jogo utilizará otimizações dinâmicas para equilibrar performance e fidelidade.
Apesar de toda essa tecnologia, a ausência de sombras com ray tracing foi notada. O jogo usará mapas de sombra, como em Red Dead Redemption 2, mas sombras em RT podem chegar nas versões de PC ou na versão aprimorada de PS5 Pro.
Diante de tudo isso, o Digital Foundry acredita que GTA 6 será travado em 30 FPS, sem modo de performance nos consoles atuais. A justificativa? A qualidade gráfica atingida depende diretamente dessas novas tecnologias, e retirar o RTGI, por exemplo, “romperia” com o visual pensado pela Rockstar.
GTA 6 segue sem uma data de gameplay revelada, mas já deixa claro que quer marcar a nova geração com um salto gráfico impressionante.
Confira também: GTA 6 | Rockstar Games revela números oficiais do Trailer 2
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Gosta do Portal Viciados? Contamos com o seu apoio! Para receber atualizações, siga-nos no Google Notícias. Também faça parte da discussão no Facebook, X e Instagram!
Fonte: Digital Foundry